SEGUINDO OS SERVIDORES HUMANOS E NÃO-HUMANOS
Resumo
O trabalho pretende provocar uma reflexão sobre a virtual convivência dos servidores humanos e os servidores não-humanos, especialmente nas universidades. A proposta é ensaiar uma visada do quanto essa convivência produz transmutações e hibridizações do trabalho humano em não-humano e vice-versa. Segundo o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112, de 11/12/1990) em seu artigo segundo: “servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público”. E o servidor não-humano? Em informática, servidor é o artefato híbrido constituído de software-hardware, configurado como um sistema de computação centralizada, apto para fornecer serviços a uma rede de dispositivos clientes ou hosts. Estas relações cliente-servidor / humanos-não-humanos produzem tensões e controvérsias.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.