UMA AULA ALTERNATIVA DE DILATAÇÃO LINEAR PARA ENSINO MÉDIO
Resumo
Buscando encontrar uma maneira alternativa para abordar o tema dilatação linear dos sólidos no ensino médio, preparamos uma aula baseada em um experimento contextualizando com a história. O experimento é realizado de forma a permitir que o aluno estabeleça empiricamente a expressão matemática para a dilatação linear dos sólidos tal como é encontrada nos livros didáticos de física. Através do experimento, o aluno pode determinar o valor do coeficiente de dilatação linear de um fio metálico e, simultaneamente, traçar um paralelo com a história do desenvolvimento da equação.
Antes de realizar o experimento em sala de aula, preparamos como avaliação diagnóstica um questionário com cinco perguntas sobre o tema proposto, ao qual o aluno respondeu somente com seus conhecimentos prévios. Em seguida, o experimento é realizado na sala de aula e os alunos tem a oportunidade da observação visual do fenômeno proposto, gerando um interesse maior pelo assunto. Coletando os dados através do experimento, o aluno acompanha o desenvolvimento do processo experimental e determina o valor do coeficiente de dilatação. Nesta etapa, os alunos verificam que o conhecimento contido no livro didático também está ao seu alcance.
Repassamos o mesmo questionário apresentado a eles inicialmente e observamos que a realização do experimento contextualizado com a história foi bastante relevante. Os alunos não só apresentaram melhor resultado ao responder as perguntas como também mostraram maior interesse pela aula. A realização, em somente uma aula, de um experimento envolvendo conhecimentos que precisaram de dois séculos de estudo se revela para os alunos como uma grande surpresa e encantamento.