Criatividade servindo linhas de fuga em duas histórias de invisíveis: um estudo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
Resumo
Em 2017 dois eventos enfatizaram a importância da preservação da memória da UFRJ, convidando a comunidade para uma reflexão sobre o fazer e saber cotidiano da instituição. Muitos destes saberes e fazeres ainda são invisíveis, cotidianos de um Lado B, quase sempre não divulgados, e não fazem parte de uma chamada “história oficial” - daqueles gerados em um mainstream. Neste grupo, estão os que, com criatividade, optam por caminhos alternativos para produzir um conhecimento localizado. Portanto, em comemoração aos 100 anos da UFRJ, este trabalho traz duas histórias que envolvem elementos heterogêneos e criatividade para produzir fato e artefato. Uma, é a história da construção de um cabo necessário para conectar um teclado musical a um computador; a outra, é a história dos malabarismos que foram necessários para o ensino de uma nova forma de edição de vídeos.
Downloads
Referências
AKRICH, M. User Representations: Pratices, Methods and Sociology. In:Managing Technology in Society. The approach of Constructive Thecnology Assessment. Pinter Publishers. 1995. p. 167 – 184.
LATOUR, B. Science in action. How to follow scientists and engineers through society. Cambridge, Massachusetts: Harward University Press, 1987.
MARQUES, I. C. Os cientistas têm conhecimentos; Os outros têm crenças. Como se escapa deste grilhão epistemológico? In: SCIENTIARUM HISTÓRIA, VII, 2014, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...] Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. Disponível em: <http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh7/SH/trabalhos.html>. Acesso em: 8 abr. 2020.
OHANIAN, T. A., Digital Nonlinear Editing - New Approaches to Editing Film and Video. Focal Press. 1993.
RIP, A.; MISA, T. J.; SCHOT, J. Managing Technology in Society -The approach of Constructive Thecnology Assessment. Pinter Publishers. 1995.
PAIVA, E. N.; CARDOSO, M. O.; DIAS, L. R.; PAIVA, T. M. Como pesquisar COM Maria do Socorro. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE ESOCITE.BR/TECSOC, VI, 2015, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015. Disponível em: <https://www.rio2015.esocite.org.br/site/anaisarquivoresumo?MODALIDADE=6#E>. Acesso em: 30 set. 2017.
SEMINÁRIO A UFRJ FAZ 100 ANOS, 2017, Rio de Janeiro. Tema: História, Desenvolvimento e Democracia. Seminário […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. Disponível em <https://conferencias.ufrj.br/index.php/sufrj/sufrjcem>. Acesso em: 30 set. 2017.
SEMINÁRIO MEMÓRIA, DOCUMENTAÇÃO e PESQUISA, VIII., 2017, Rio de Janeiro. Tema: Documentação e Pesquisa: A Universidade e a sua diversidade patrimonial: memória, história, cultura e arte. Seminário […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. Disponível em: <https://memoria.sibi.ufrj.br/index.php/seminarios/viii-seminario-memoria-documentacao-e-pesquisa-a-universidade-e-a-sua-diversidade-patrimonial-memoria-historia-cultura-e-arte>. Acesso em: 30 set. 2017.
UFRJ completa 97 anos debatendo história desenvolvimento e democracia. Notícias UFRJ. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <https://ufrj.br/noticia/2017/08/31/ufrj-completa-97-anos-debatendo-historia-desenvolvimento-e-democracia>. Acesso em 30/09/2017.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.