O rombo fictício das aposentadorias dos servidores
Resumo
O discurso do "déficit previdenciário", pejorativamente apelidado de "rombo" para sugerir uma falha, um problema, um defeito, é antigo e acompanha as notícias sobre o financiamento da previdência social desde sempre, especialmente desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, e tem sido o principal argumento para justificar medidas que reduzem valores pagos aos trabalhadores e dificultam-lhes o acesso aos benefícios. Na verdade, no que tange aos regimes próprios dos servidores, o "rombo" pode ser fixado em qualquer valor que se queira, porque é o resultado de operações contábeis baseadas em valores fictícios, definidos arbitrariamente por dispositivos legais que expressam escolhas políticas sem significado econômico.
Downloads
Referências
MINISTÉRIO DA FAZENDA - SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL (MFSTN). RREO - Relatório resumido de execução orçamentária do governo federal e outros demonstrativos. Brasília: Ministério da Fazenda, dezembro de 2014.
MINISTÉRIO DA FAZENDA - SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL (MFSTN). RREO - Relatório resumido de execução orçamentária do governo federal e outros demonstrativos. Brasília: Ministério da Fazenda, dezembro de 2015.
MINISTÉRIO DA FAZENDA - SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL (MFSTN). RREO - Relatório resumido de execução orçamentária do governo federal e outros demonstrativos. Brasília: Ministério da Fazenda, dezembro de 2016.
MINISTÉRIO DA FAZENDA - SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL (MFSTN). RREO - Relatório resumido de execução orçamentária do governo federal e outros demonstrativos. Brasília: Ministério da Fazenda, dezembro de 2017.
MINISTÉRIO DA FAZENDA - SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA (MFSP). Resultado do Regime Geral de Previdência Social - RGPS 2017. Brasília: Ministério da Fazenda, janeiro de 2018.
SIMÃO, E. Déficit da Previdência aumenta para R$ 268,8 bilhões em 2017. Valor Econômico, São Paulo, 22 jan. 2018. Disponível em http://www.valor.com.br/brasil/5272353/deficit-da-previdencia-aumenta-para-r-2688-bilhoes-em-2017#. Acesso em: 23 jan. 2018.
THE WORLD BANK. Averting the Old Age Crisis: Policies to Protect the Old and Promote Growth. New York: Oxford University Press, 1994.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.