Contribuição dos jogos matemáticos na aprendizagem de números inteiros e suas operações

Palavras-chave: Jogos matemáticos, Metodologia de ensino, Números inteiros e suas operações

Resumo

No presente trabalho é apresentada uma breve história sobre o uso de jogos como ferramenta educativa, bem como um relato de experiências de atividades elaboradas, sob a forma de oficina em turmas de 8o e 9o anos do Ensino Fundamental II no Colégio Municipal Ernani Faria, localizado em São Gonçalo/RJ em maio de 2019. As atividades matemáticas construídas contemplaram as operações fundamentais com números inteiros a fim de minimizar as deficiências trazidas pelos alunos. Foi possível verificar que o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de forma lúdica foi efetivo, bem como contribuiu para o desenvolvimento da autoconfiança nos educandos, uma vez que foi observada uma maior participação nas aulas de Matemática que necessitavam das operações de números inteiros, com significativa redução dos erros cometidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa García Márquez, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada.

Marcelle Rodrigues Barbosa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Licenciada em Matemática FFP- UERJ

Rodrigo Salabert, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Licenciado em Matemática FFP - UERJ

Referências

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME/USP, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Ensino Fundamental – Terceiro e Quartos Ciclos. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum - Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em:
. Acesso em: 15 fev. 2019.

CASTRO, E.R. Considerações históricas dos jogos no âmbito educacional. Ceará, 2011. Disponível em:
Acesso em: 14 nov. 2019.

GARCÍA, R. M.; VAIANO, A.Z.; GERVAZONI, E.S.M. Um enfoque pedagógico da Matemática. 2. ed. Rio de Janeiro: Clube dos Autores, 2018.

KISHIMOTO, T.M. O Jogo e a Educação Infantil-Jogo, Brinquedo e a Brincadeira. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

JÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação Teórica Prática, v. 2, p.191-208, 2002.

MENDES, I.A. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2009.

MENEZES, G.P.L. A importância dos jogos na produção de texto. Só Pedagogia. [S.I.], 2017. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2019.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1988.

ROUSSEAU, J. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I; CÂNDIDO, P. Jogos de matemática. De 1o ao 5o ano. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Publicado
2019-12-12
Como Citar
Zander Vaiano, A., García Márquez, R., Rodrigues Barbosa , M., & Stoduto Salabert da Silva, R. (2019). Contribuição dos jogos matemáticos na aprendizagem de números inteiros e suas operações. Revista Scientiarum Historia, 1, 9. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.33
Seção
História e Filosofia das Ciências e da Matemática