Coleção didática zoológica como possibilidade de aproximação entre IFRJ e comunidade
usos e práticas em Duque de Caxias.
Resumo
A cidade de Duque de Caxias apresenta grande desigualdade social. O campus do IFRJ desse município tem como missão o oferecimento de ensino de qualidade para as pessoas da região, modificando sua realidade. Entretanto, a comunidade do entorno não conhece o campus e consequentemente não compõe seu corpo discente. Assim, para mitigarmos esse problema buscamos realizar atividades de divulgação, a partir de uma coleção didática, que teve seu início com a doação do Museu Nacional e cresce com a produção de caixas entomológicas, confecção de esqueletos e taxidermia de animais. A coleção tem sido objeto de divulgação científica e promoção do campus em eventos envolvendo a comunidade, além de se mostrar como importante instrumento de promoção de aprendizagem. Em breve, a coleção será disponibilizada como empréstimo para professores da região.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8 ed. São Paulo:
Cortez, 2011. 110p.
CAMARGO et al. Coleções entomológicas: legislação brasileira, coleta, curadoria e taxonomia para as principais ordens. Brasília, DF: Embrapa, 2015.
COSTA, E.; SILVA, T. A utilização da produção fotográfica por estudantes do fundamental II, para registros entomológicos. In: XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO, Maceió- Al., p. 1-13, 2015.
DUARTE, L. F. D. O Museu Nacional: ciência e educação numa história institucional brasileira. Horiz. antropol., Porto Alegre , v. 25, n. 53, p. 359-384, Abr. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832019000100359&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 Jun. 2020.
IFRJ – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT 2018). Rio De Janeiro, 2018. 31p. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/Audin/PAINT/resolucao_no_08-2018_-_aprova_o_paint_2018.pdf. Acesso em: 05 Jun. 2020
KRASILCHIK, M.; TRIVELATO, S. L. F. Biologia para o cidadão do século XXI. São Paulo: FEUSP, 1995.
LENZ, G. et al. Concepções de ensino e currículo de zoologia no Brasil. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 12, n. 2, p. 29-40, Dez. 2017.
MARANDINO, M.; RODIGUES, J.; SOUSA, M. P. Coleções como estratégia didática para a formação de professores na pedagogia e na licenciatura de ciências biológicas. Apresentação de trabalho no V Enebio/ II Erebio, SP, p. 1- 12, 2014.
OLIVEIRA, D. B. G. et al. O Ensino de Zoologia numa perspectiva evolutiva: análise de uma ação educativa desenvolvida com uma turma do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Resumos..., Campinas: ABRAPEC, 2011.
TEBALDI-REIS, L. Coleção didática como possibilidade de aproximação IFRJ - comunidade: Contribuição do Museu Nacional ao campus Duque de Caxias. In: XI CONGRESSO SCIENTIARUM HISTORIA, 2018, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos..., Rio de Janeiro: HCTE, 2018. Disponível em: https://www.2018.sh.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/1539471332_ARQUIVO_colecaodi
daticacomopossibilidadedeaproximacaoIFRJcomunidadecontribuicaodoMuseuNacionalaocampusDuquedeCaxias.pdf . Acesso em: 10 jun. 2020.
ROCHA, A. L. F. A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógica. 2013. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.
SANTOS, M. C. F. Coleções biológicas para o ensino de ciências: o Herbário Didático do Instituto de Aplicação da UERJ. Cadernos de Aplicação, v. 26, n.01, p 11-18, 2013.
SANTORI, R. T.; SANTOS, M. G. (Org.). Ensino de Ciências e Biologia: um manual para elaboração de coleções didáticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2015.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v.16, n.1, p.59-77, 2011.
SCARPA, D. L.; CAMPOS, N. F. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 25-41, Dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300025&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 Jun. 2020.
SILVA, T. A. G.; CORRÊA, B. C.; MATOS, G. I. Desenvolvimento e organização de coleção zoológica didática no CEFET/RJ: desafios, possibilidades e primeiras aplicações. Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBIO), n. 7, p. 7151-7161, 2014.
SIMÕES, M.R. A Cidade Estilhaçada: reestruturação econômica e emancipações municipais na Baixada Fluminense. Rio de Janeiro: Entorno, 2007.
IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Plano de desenvolvimento institucional. 2014-2018. ed. [S.l.: s.n.], [2013]. https://portal.ifrj.edu.br/. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/plano-desenvolvimento-institucional-ifrj-0. Acesso em: 13 out. 2018.
VALENTE, M. E. A Educação em Museu: o público de hoje no museu de ontem. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 1995.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.