Eugenia na Alemanha nazista: o racismo como política de estado
Resumo
Revisamos a ideologia nazista, essa de cunho nacionalista, anticomunista e antissemita. A estranha hierarquia das raças e busca da pureza e supremacia do sangue ariano que foram ideias lançadas de forma retórica por Hitler no seu livro Mein Kampf – Minha Luta –. O programa Aktion T4 de assassinatos de pessoas doentes ou indesejáveis peça fundamental no aparato estatal do III Reich que colocou em prática as ideias eugênicas da pseudociência de Galton. Os estertores finais do Reich que deveria durar mil anos. O artigo, portanto, abre ao leitor o cenário perverso e cruel da eugenia nazista num dos mais sombrios períodos da nossa recente história.
Downloads
Referências
ALEXANDER, L. Medical Science Under Dictatorship. Estados Unidos da América. New England Journal of medicine.1949.
BERTONHA, J. F. Terra Negra: o Holocausto como história e advertência. Revista Brasileira de História. São Paulo, V.37, 2017, nº 74, p 195-199.
DE OLIVEIRA, A. C. A Sombra Nazista sobre o Debate em Relação à Eutanásia. Revista de Filosofia da Região Amazônica. Amazonas. V.2, N 1, 2015, p 30 – 38.
FAIRWEATHER, J. O voluntário de Auschwitz. São Paulo: Universo dos Livros. 2019.
GUERRA, A. Do Holocausto nazista à nova eugenia no século XXI. Ciência e Cultura. São Paulo, V.58, 2006, p 4- 5.
HOBSBAWN, E. Era dos Extremos – o breve relato do século XX, 1914 – 1991. Tradução: Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras. 1995.
MEDEIROS, G. S. L. A mentalidade hitlerista: como se formou o ideário político nazista. Id On Line – Revista multidisciplinar e de Psicologia. V.14, N.49, 2020, p 615 – 633.
WILLMONTT, H. P. Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2008.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.