Relato de experiência do “PEPCiências” durante a Pandemia de COVID-19: considerações sobre as oficinas remotas

Palavras-chave: Educação popular. Popularização da ciência. Ensino de ciências.

Resumo

Ter acesso ao conhecimento científico é um direito de todos. Por isso,   estratégias de ensino que estimulem a divulgação da ciência por caminhos mais acessíveis e participativos torna-se pertinente. Nessa linha, o Projeto de Educação Popular em Ciências - PEPCiências, se faz presente em escolas da Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro, desde 2018.  No presente trabalho serão apresentadas considerações sobre a III Semana de Ciência e Tecnologia (III SCT), uma das ações integrante do projeto, realizado no Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira, localizado no bairro do Colubandê, São Gonçalo, RJ. A ação, concebida de forma presencial nas edições anteriores, foi adaptada ao modo remoto, sendo aberta aos egressos e demais membros da comunidade escolar. A metodologia empregada para a elaboração das oficinas objetivou estreitar o vínculo entre cientistas e discentes da Educação Básica. Ao final da III SCT foi realizado um feedback do evento, avaliando com os monitores potencialidades e limitações da iniciativa remota. A partir do registro documentado desse feedback, foram evidenciados distintos achados, entre eles o potencial da aprendizagem em colaboração e  a troca de experiências e as vivências que aconteceram entre oficineiros e participantes. O PEPCiências tem se revelado como ação estimuladora do protagonismo juvenil e de novas práticas educativas para o ensino das ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSUMPÇÃO, T. L. A Prática do Princípio: a indissociabilidade entre Universidade, Escola e Sociedade. 2019. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.

COELHO, F. J. F.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C. Educação Científica Popular e Protagonismo Juvenil de Mãos Dadas: a ação de extensão PEPCiências no Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira, São Gonçalo, RJ. In: Coelho, F. J. F.; Tamiasso-Martinhon, P.; Sousa, C. (orgs.). Educação em Ciências, Saúde e Extensão Universitária. Curitiba, PR: BrazilPublishing, 2019. p. 85-96.

COELHO, F. J. F. et al. Popularização da ciência, educação popular e ensino de ciências e saúde a partir do voluntariado: potencialidades e limitações no projeto PEPCiências na visão dos monitores. Revista Educação popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 274-292, set./dez. 2020 .

DUVERNOY, D. S. A. C. BNCC e Engessamento do Currículo: o par experiência/sentido como estratégia de resistência e de transgressão na formação de professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, XXIV., João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: XXIV EPEN, Universidade Federal da Paraíba, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

HARRES, J. B. S.; WOLFFENBUTTEL, P. P.; DELORD, G. C. C. Um estudo exploratório internacional sobre o distanciamento entre a escola e a universidade no ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 2, p. 365-383, 2013.

PÁDUA, J. P. C. V. Coronavírus, Verdade e Ciência: obstáculos e oportunidades para uma nova (velha) epistemologia. Confluências: Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 22, n. 2, p. 79-105, 2020.

RAMOS, J. A. A. Pierre Bourdieu e Paulo Freire: um diálogo pela Educação. Revista Entreideias, v. 9, n. 3, p. 9-28, 2020.

SCHNEIDER, C. O.; LEITE, F. A. Avaliação de Políticas Curriculares que Orientam o Ensino de Ciências no Brasil: os PCN e a BNCC. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, X. Anais [...]. X JICT, Universidade Federal da Fronteira Sul, 2020.

REIS, J. Quarentenados, mas não alienados. Rio de Janeiro. 2020. Instagram: @cafofissimodajo. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CA0cPUWDrRX/?igshid=10ac1hyy00mf1. Acesso em: 10 out. 2020.

SOARES, N.; SILVA, R., TRIVELATO, S. L. F. O SABER POPULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS: uma possibilidade de investigação científica na educação de jovens e adultos. Revista Trama Interdisciplinar, v.7, n. 3, 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/ycgltqyz. Acesso em: 20 out. 2020.

TAMIASSO-MARTINHON, P. Indisciplinaridade no Ensino de Química. Seminários e Atividades em Ensino de Química, Seminários PEQui, Programa de Pós Graduação em Ensino de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.

TAMIASSO-MARTINHON, P. et al. Contextualização e Intertransdisciplinaridade: a disciplina fronteiras da química. In: Coelho, F. J. F.; Francisco, G. S. A. M. (orgs.). Cadernos de Ensino de Ciências, Saúde e Biotecnologia. 1 ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. 1, p. 149-157.

TAMIASSO-MARTINHON, P. et al. DESEJA: educadores sociais e agentes multiplicadores. Revista de Pedagogia Social, v. 4, 2017.

Publicado
2021-11-18
Como Citar
Alfradique, P. P., Coelho, F. J. F., Tamiasso-Martinhon, P., & de Sousa, C. (2021). Relato de experiência do “PEPCiências” durante a Pandemia de COVID-19: considerações sobre as oficinas remotas. Revista Scientiarum Historia, 1, 9. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.294
Seção
Educação, Cultura e Cidadania