Padrões na distribuição temporal de ações no game sugeridos por transdução para valores musicais
Resumo
Na busca por padrões subjacentes ao binômio funcional cognição-ação, propomos um ensaio metodológico em que intervalos variáveis de tempo entre ações - cliques do mouse - efetuados pelo jogador no Game Inteligente Jogo dos Elásticos, são convertidos parametricamente em espectro de variações de notas musicais organizadas no tempo. Os resultados preliminares, analisados empiricamente, sugerem a ocorrência de três perfis de combinação das sequências de notas sonoras, indicando possível adequabilidade deste sistema como ensaio pré-classificatório de perfis de comportamento cognitivo.
Downloads
Referências
BARROS, M.M. A Dimensão Fractal de Fenômenos Físicos dos Sistemas Geométricos Fractais. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. COPPE. Petrópolis, RJ: Laboratório Nacional de Computação Científica, 2011.
DANTAS, D.; FRÓES, M.M. Partituras imagéticas do corpo: um experimento transdisciplinar entre neurociência e arte contemporânea. In: SCIENTIARUM HISTORIA, 10 2017, Rio de Janeiro. Livro de anais do Scientiarum História X. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017.
INHELDER, B.; CELLÉRIER, G. [Orgs.]. O Desenrolar das Descobertas da Criança: um estudo sobre as microgêneses cognitivas. Trad. Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
LEMOS, M. K.. Modelo Fractal das Microgêneses Cognitivas: uma metodologia para a mediação metacognitiva em jogos computacionais. Rio de Janeiro, 2013. Tese (Mestrado em Informática) – Instituto de Matemática, Instituto Tércio Pacciti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
MARQUES, C. V. M.; OLIVEIRA, C. E. T. de; MOTTA, C. da; BARREIRA, C. V.; CUESTA, D.A.; MENDONÇA, Â. M.. Templates Cérebro-Mente – Um Modelo Diagramático Aplicado a Jogos Inteligentes. Nuevas Ideas en Informática Educativa: TISE. 2014. Disponível em <http://www.tise.cl/volumen10/TISE2014/tise2014_submission_347.pdf.> Acesso em 18/03/2019.
MONTEIRO, M. B. de A. S. Desenvolvimento de Ferramenta para a análise de Dados Complexos e sua Aplicação em Velocidade do Vento. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2017.
PIAGET, J. A. Psicogênese dos conhecimentos e a sua significação epistemológica. In: Piatelli-Palmarini, M. (Org.). Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem. Um debate entre Jean Piager e Noam Chomsky. Tradução de Rui Pacheco. Lisboa: Edições 70, 1987.
SEMINÉRIO, F. P. [et al.]. Elaboração Dirigida: um caminho para o desenvolvimento metaprocessual da cognição humana. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais. Cadernos do ISOP, nº 10, Rio de Janeiro, Ed. FGV, 1987.
SHIMAMURA, A. P; METCALFE, J. Metacognition: knowing about knowing. Cambridge, Massachusetts. 1994.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.