Super-heróis, história dos quadrinhos e a popularização das ciências
Resumen
Quadrinhos são vistos como objetos de entretenimento, seja em seu formato original impresso, ou em suas outras mídias como televisão e cinema. Porém, apesar de sua grande popularidade e aceitação hoje, a história dos quadrinhos no ocidente é conturbada por sua relação com profissionais especializados de diversas áreas. A reflexão acerca de suas origens históricas tem o objetivo de resgatar interlocuções com campos do conhecimento para destacar a possibilidade do uso deste objeto como uma forma de linguagem para comunicar, divulgar e popularizar as ciências, observando sua importância histórica e sua relevância na cultura popular atual.
Descargas
Citas
EISNER, W. Quadrinhos e Arte Seqüencial. São Paulo: Martins Fontes, 1999
FAIRCLOUGH, N. Media Discourse. Nova Iorque: Edward Arnold, 1995
INGE, M. T. Comics as Culture. Mississipi: University Press of Mississippi, 1990
KAKALIOS, J. The Physics of Superheroes. 2. ed. Nova Iorque: Gotham Books, 2005.
MARANDINO, M. et al. A Educação não formal e a Divulgação Científica: O que pensa quem faz? In: Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Bauru, 2004
MCCLOUD, S. Understanding Comics. Northampton: Kitchen Sink Press, Inc, 1993
MESSEDER, J. C.; RÔÇAS, G. O Lúdico e o ensino de Ciências: um relato de caso de uma Licenciatura em Química Revista Ciências & Idéias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 69-75, 2010.
SOUSANIS, N. The shape of our thoughts: A meditation on & in comics. Visual Arts Research, Illinois: University of Illinois Press, v. 38, n. 1, p.1-10, 2012.
VELOSO, F. O. D. Us vs Them: A critical reading of Superman – Peace on Earth. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: UFSC, 2002
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.