Contribuições do clube de ciências na educação e formação de alunos do ensino médio
Resumen
O ensino de ciências exatas muitas vezes pode ser classificado como difícil, desinteressante e, ainda, longe da realidade da sociedade. Mas o que aconteceria se esse ensino despertasse nos alunos o desejo de colocar em prática seus conhecimentos científicos a fim de propor soluções para problemas ambientais e sociais? Este trabalho relata, portanto, as contribuições da implementação de um grupo de ciências na formação e educação de alunos do Ensino Médio em um colégio localizado na cidade do Rio de janeiro; abordando como a vivência do grupo, o exercício da pesquisa, a educação científica, interdisciplinar e contextualizada influenciam e contribuem para um ensino de ciências mais significativo e para a formação dos alunos como cidadãos.
Descargas
Citas
DO AMARAL, A. M. et al. Dessalinizador Solar Portátil: um artefato transdisciplinar. Revista Conhecimento Online. Novo Hamburgo, v. 1, p. 88-110, jan. 2018. ISSN 2176-8501. Acessado em: 30 de abril de 2021.
GERPE, R.; JOSÉ FIGUEIREDO COELHO, F.; SANCHES ROCHA, A.; TOMIASSO - MARTINHON, P.; SOUSA, C. Educação Ambiental e o Ensino de Química: contextualização e construção de modelos. Revista Scientiarum Historia, v. 1, n. 1, p. 8. 11 maio 2017. Acessado em: 30 de abril de 2021.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4ª edição. São Paulo: Scipione, 2002. Acessado em: 30 de abril de 2021.
PAIXÃO, C. C. Experiências docentes no clube de ciências da UFPA: Contribuições à renovação do ensino de ciências. 2016. Tese Doutorado em Educação em Ciências- Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2016. Acessado em: 30 de abril de 2021.
PIRES, M. F. C. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 2, n. 2, p. 173-182, 1998. Acessado em: 30 de abril de 2021.
SILVA, A. M. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Revista de Química Industrial, p. 7-12, 2011. Disponível em: < http://www.abq.org.br/rqi/2011/731/RQI-731-pagina7Proposta-para-Tornar-o-Ensino-de-Quimica-mais-Atraente.pdf >. Acessado em: 30 de abril de 2021.
TAVARES, S. R. L. Fitorremediação em solo e água de áreas contaminadas por metais pesados provenientes da disposição de resíduos perigosos. 2009. Tese Doutorado em Ciências em Engenharia Civil- Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós- Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Acessado em: 30 de abril de 2021.
Derechos de autor 2023 Revista Scientiarum Historia
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.