Isolamento social, conversa e família em tempos de Covid-19
Resumen
Este estudo tem como objetivo refletir temas que estão no cotidiano da família e de como a conversa pode ser um recurso de prevenção e antecipação das possíveis barreiras que rondam a família como dinheiro, tempo, trabalho e divisão de tarefas. Uma amostra com 85 pessoas, sejam mulheres ou homens, que consideram-se responsáveis financeiramente e/ou cuidadores do lar com intuito de trazer os principais problemas do núcleo da família no contexto da pandemia e isolamento social. Este trabalho traz como resultado que o conceito de família é plural e o quanto a conversa pode beneficiá-la como modo de prevenção que poderia colocar a família em cheque no contexto de pandemia podendo deixá-los mais organizados, alinhados e adentrar com novos aprendizados os membros da família e torná-las mais sustentável perante a sociedade.
Descargas
Citas
CARTER, B.; Mc GOLDRICK, M.– As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2a. Ed. Porto Alegre. Artmed 1995.
GALLIANO, A. Guilherme. Introdução à sociologia. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981.
MELO, Hildete Pereira de; CASTILHO, Marta Castilho. Trabalho reprodutivo no Brasil: quem faz? Rev. econ. contemp. vol.13 no.1 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2009.
HOMEM, M. Lupa da alma: Quarentena-revelação. São Paulo. Ed. Todavia; 2020.
ONU – Título “Não há Definição para Família”, 2016 https://c-fam.org/friday_fax/onu-informa-%C2%A8nao-ha-definicao-para-familia%C2%A8/acesso em 19/03/2019.
ROBBINS, S. P.; TIMOTHY A. J.; SOBRAL F.– Comportamento Organizacional – 14ª. Ed – São Paulo: Pearson Pretice Hall, 2010.
WAGNER, Adriana e colaboradores - Desafios psicossociais da família contemporânea - Pesquisas e Reflexões – Porto Alegre. Artmed; 2011.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.