A formação do aluno leitor no ensino remoto emergencial
relato de experiência a partir do PIBID/ISERJ
Resumen
O presente artigo tem por objetivo relatar, a partir da análise de conteúdo de nossos diários de aula, as nossas experiências como monitoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro entre 2020 e 2021; no qual atuamos em turmas do 4º e 5º, respectivamente, do Ensino Fundamental I do Colégio de Aplicação durante o ensino remoto emergencial. As atividades do programa se deram, na maior parte do tempo, de forma virtual – apesar de uma parcela dos estudantes não estarem incluídos na educação remota por falta de recursos digitais – e teve como pauta prioritária a formação leitora dos alunos do Colégio de Aplicação.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular [recurso eletrônico]. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso: 29 out. 2021.
COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. – 2ª ed. – São Paulo: Contexto, 2019.
MULLIS, Ina V. S; MARTIN, M. O (Ed). PIRLS 2021: fundamentos teóricos. [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pirls. Acesso: 29 out. 2021.
NERI, M. (cord.). Mapa da Exclusão Digital. Rio de Janeiro: FGV, CPS, 2012. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/20738/Texto-Principal-Mapa-da-Inclusao-Digital.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso: 13 nov. 2021.
NILHA, O. Carolina – Carolina Maria de Jesus. São Paulo: Mostarda, 2019.
SOARES, M. Letramento: um tema em três textos. – 3ª ed. –Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
ZABALZA, M. A. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Derechos de autor 2023 Revista Scientiarum Historia
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.