Universidade e reformas de ensino: uma história quase centenária
Resumen
Este trabalho expõe acontecimentos que envolvem o sistema educacional brasileiro no início da Era Vargas (1930-1945) a ressaltar, em particular, a Reforma Francisco Campos, que ocorreu há noventa anos. A ênfase nesta abordagem se aplica às mudanças acarretadas em âmbito universitário que, consequentemente, desencadearam o vínculo entre a Universidade do Rio de Janeiro, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro e a então Escola de Minas de Ouro Preto. Contextualizar esse momento histórico visa a discutir fatos relevantes no tocante à consolidação do ensino superior no país assim como à trajetória de ambas as instituições, além de complementar a pesquisa documental atrelada aos arquivos permanentes.
Descargas
Citas
BRASIL. ARQUIVO NACIONAL. Gorceix por Escragnolle Doria. Revista da Semana (RJ), 15 de abril de 1944. Disponível em
BRASIL. Decreto nº 1.606, de 29 de dezembro de 1909. Cria uma Secretaria de Estado com a denominação de Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 5.527, de 10 de setembro de 1928. Desliga do Ministério da Agricultura, incorporando-a aos institutos federais de ensino superior a cargo do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, a Escola de Minas, com sede em Ouro Preto. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 14.343, de 07 de setembro de 1920. Institui a Universidade do Rio de Janeiro. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 19.398, de 11 de novembro de 1930. Institui o Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil e dá outras providências. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 19.402, de 14 de novembro de 1930. Cria uma Secretaria de Estado com a denominação de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 19.850, de 11 de abril de 1931. Cria o Conselho Nacional de Educação. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe que o ensino superior no Brasil obedecerá, de preferência, ao sistema universitário, podendo ainda ser ministrado em institutos isolados, e que a organização técnica e administrativa das universidades é instituída no presente Decreto, regendo-se os institutos isolados pelos respectivos regulamentos, observando os respectivos dispositivos do seguinte Estatuto das Universidades Brasileiras Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 19.852, de 11 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização da Universidade do Rio de Janeiro. Disponível em:
CARVALHO, J. M. de. A Escola de Minas de Ouro Preto: o peso da glória. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010.
CUNHA, L. A. A universidade temporã: o ensino superior, da Colônia à Era Vargas. 3ª ed. São Paulo: Ed.UNESP, 2007.
FAVERO, M. L. A. A Universidade do Brasil: das origens à construção. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.
MIOTTI, A. C. O arquivo como protagonista da História: descobrindo a Escola Nacional de Minas e Metalurgia da Universidade do Brasil. Revista Scientiarum Historia, v.1, p.9, 12.dez. 2019.
MIOTTI, A. C. A Escola Nacional de Minas e Metalurgia nos 100 anos da UFRJ. In: CONGRESSO SCIENTIARUM HISTORIA XIII. A Escola Nacional de Minas e Metalurgia nos 100 anos da UFRJ. In: Congresso Scientiarum Historia, 13. 2020, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do Congresso Scientiarum Historia XIII. Rio de Janeiro: 2020. Disponível em:
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.