Museu de mim: o instagram e o legado memorialístico

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão acerca do uso da rede social Instagram e suas  consequências para a memória coletiva e individual. Sabe-se que nem sempre os usuários das redes sociais têm a preocupação com a veracidade daquilo que é postado, principalmente quando se trata de fotografias pessoais: só o que é bom merece ser postado e não a totalidade do que foi vivido, mas sim um fragmento editado, pensado, filtrado daquilo que é real. Estas são tendências de uma fração significativa dos perfis das redes sociais, que são, portanto, baseados em fatos pseudoreais. Se o Instagram é uma forma banco de memórias pessoais, que tipo de registro está sendo deixado para o futuro? Estas e outras questões nortearão este artigo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

FHOX. Instagram: Brasil é o segundo em número de usuários no mundo. 2017. Disponível em: <https://fhox.com.br/negocios/instagram-brasil-e-o-segundo-em-numero-de-usuarios-no-mundo/> Acesso em: 17 nov. 2019.

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA DIGITAL. História da fotografia digital. Instituto Português de Fotografia. 2017. Disponível em: <https://www.ipf.pt/site/historia-fotografia-digital/> Acesso em: 04/12/2019. (REFERÊNCIA NÃO CITADA NO CORPO DO TEXTO)

INSTAGRAM. Disponível em: https://about.instagram.com/about-us. Acesso em:

nov. 2019. (REFERÊNCIA NÃO CITADA NO CORPO DO TEXTO)

KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LE GOFF, J. História e memória. 5ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

LIMA, S.F.; CARVALHO, V.C. Fotografias: usos sociais e historiográficos In: PINSKY, Carla Bessanezi; LUCA, Tania Regina de. (Orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

NORA, P. Entre memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, dez. 1993.

OLIVEIRA, E.M. Da fotografia analógica à ascensão da fotografia digital. Covilhã: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, [2006]. 8 p. Disponível em: <http://bocc.ubi.pt/pag/oliveira-erivam-fotografia-analogica-fotografia-digital.pdf>. Acesso em: 30 set. 2012.

SANTOS JUNIOR, N.B. Fotografia e Memória: contra a ação do tempo, foto fortalece tradição das técnicas de memorização. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA, 5., 2008, São Paulo. SP.Anais... [S.l], 2008. (REFERÊNCIA NÃO CITADA NO CORPO DO TEXTO)

SIBILIA, P. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

SILVA, I.O. A memória social registrada no Facebook. Revista Conhecimento em Ação. Rio de Janeiro, v.1, n.1, 2016. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/2879 > Acesso em: 15 nov. 2019.

SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Publicado
2019-12-10
Cómo citar
Fernandes, M. (2019). Museu de mim: o instagram e o legado memorialístico. Revista Scientiarum Historia, 1, 8. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.46
Sección
Ciência, Tecnologia e Sociedade