Audiovisualidades e educação para as drogas:

práticas redutoras de danos na escola básica

Resumen

Identificamos as audiovisualidades como um termo plural e contemporâneo, onde as formas de exibição de imagem-som se multiplicam e migram de uma maneira incontrolável por diferentes telas, o que as tornam acessíveis a um número cada vez maior de pessoas. Enquanto grupo que pesquisa a temática das drogas na educação, reconhecemos que cenários de violência e estigmatização de usuários – resultado das políticas proibicionistas de guerra às drogas – se refletem de forma negativa nas escolas. A partir destas constatações, o Grupo de Pesquisa Educação e Drogas – GPED tem investido em um novo eixo de trabalho voltado à educação para as drogas na perspectiva da redução de danos, tendo as audiovisualidades como possibilidade de ferramenta pedagógica. Neste artigo, apresentamos a dinâmica e os desdobramentos do curso para professores: Audiovisualidades sobre Drogas. Partindo da ideia que canais de formação podem ajudar professores a tratar do assunto, nossas discussões caminham no entendimento que as audiovisualidades podem auxiliar no desenvolvimento de uma educação para as drogas que se afaste de discursos perpetuadores da violência.

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Biografía del autor/a

Flávio da Silva Miranda, PPGEBS/IOC/FIOCRUZ

Mestrando em Ensino em Biociências e Saúde no IOC/Fiocruz. Pesquisador Colaborador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED/UERJ). Professor da Educação básica na SEEDUC e SME/RJ. Mediador no curso de extensão Educação, Drogas e Redução de Danos (Fundação CECIERJ).

Luciana Bessa Diniz de Menezes, GPED, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED/UERJ). Professora aposentada da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. Organizadora do Concurso de Audiovisual Tirando a Droga de Cena, anos 2019 e 2020. 

João Paulo Cunha Parada, PPGEBS/IOC/FIOCRUZ

Mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo IOC/FIOCRUZ. Doutorando no PPGEBS - IOC/FIOCRUZ. Pesquisador Colaborador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED/UERJ). Professor da Educação Básica e mediador no curso de extensão Educação, Drogas e Redução de Danos (Fundação CECIERJ).

Francisco José Figueiredo Coelho, PPGEBS/IOC/FIOCRUZ

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Pós Doutorado em Ensino de Química (PEQUI/UFRJ). Docente da Educação básica e do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PPGEBS/IOC/FIOCRUZ).

 

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Publicado
2025-10-20
Cómo citar
da Silva Miranda, F., Bessa Diniz de Menezes, L., Cunha Parada, J. P., & Figueiredo Coelho, F. J. (2025). Audiovisualidades e educação para as drogas: . Revista Scientiarum Historia, 1(1), e483. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.483