Audiovisualidades e educação para as drogas:
práticas redutoras de danos na escola básica
Resumen
Identificamos as audiovisualidades como um termo plural e contemporâneo, onde as formas de exibição de imagem-som se multiplicam e migram de uma maneira incontrolável por diferentes telas, o que as tornam acessíveis a um número cada vez maior de pessoas. Enquanto grupo que pesquisa a temática das drogas na educação, reconhecemos que cenários de violência e estigmatização de usuários – resultado das políticas proibicionistas de guerra às drogas – se refletem de forma negativa nas escolas. A partir destas constatações, o Grupo de Pesquisa Educação e Drogas – GPED tem investido em um novo eixo de trabalho voltado à educação para as drogas na perspectiva da redução de danos, tendo as audiovisualidades como possibilidade de ferramenta pedagógica. Neste artigo, apresentamos a dinâmica e os desdobramentos do curso para professores: Audiovisualidades sobre Drogas. Partindo da ideia que canais de formação podem ajudar professores a tratar do assunto, nossas discussões caminham no entendimento que as audiovisualidades podem auxiliar no desenvolvimento de uma educação para as drogas que se afaste de discursos perpetuadores da violência.
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