O ensino de ciências para crianças da etapa pré- operacional: princípios e práticas
Resumen
Apresentamos a motivação e prática pedagógica do ensino de ciências para crianças, como demanda para o mundo atual. Introduzimos experiências internacionais de como a práxis alicerça a escola fundamental dos países mais bem colocados no PISA. Apontamos que, muito embora as diretrizes gerais sejam concordantes em toda parte, não o são os recursos, além destes, porém, a afetividade é fator significativo que singulariza a experiência brasileira.
Descargas
Citas
BAUMAN, Z. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo/Zygmunt Bauman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013. 131 p.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 17 out. 2018.
CARLESS, D. R. System good practices in team teaching in Japan, South Korea and Hong Kong. System, Manchester, Reino Unido, v. 34, n. 3, p. 341-351, set. 2006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0346251X06000583. Acesso em: 20 set. 2019.
CHOI, A. S. Como a Finlândia e a Coréia do Sul transformaram seus sistemas educacionais. In: BLOG Mundo Maker. São Paulo, 23 mar. 2017. Disponível em: https://www.mundomaker.cc/blog-posts/2017/3/24/como-a-finlndia-e-a-coria-do-sul- transformaram-seus-sistemas-educacionais. Acesso em: 06 fev. 2019.
DAMASIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Tradução Dora Vicente, Georgina Segurado. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
GONZATTO, M. Coreia do Sul e Finlândia são exemplos de como se investir na educação. In: GaúchaZH. Porto Alegre, 08 set. 2012. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2012/09/coreia-do-sul-e-finlandia-sao- exemplos-de-como-se-investir-na-educacao-3878529.html. Acesso em: 31 jan. 2019.
HANCOCK, L. O exemplo da Finlândia: comprometimento de professores e disponibilidade de recursos garantem bons resultados. Tradução de Rodrigo Leite. In: UNIVERSO ONLINE. Opera Mundi. São Paulo, 01 jan. 2013. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/samuel/36717/o-exemplo-da-finland. Acesso em: 19 fev. 2019.
INCRIVEL.CLUB. 12 características das escolas de Hong Kong que as tornam únicas. In: INCRÍVEL Club. [s.l], [201-]. Disponível em: https://incrivel.club/inspiracao- criancas/12-caracteristicas-das-escolas-de-hong-kong-que-as-tornam-unicas-294610/.
Acesso em: 23 jan. 2019.
JARDIM, C. O modelo 'linha dura' de educação que pôs um pequeno país asiático no topo de ranking mundial. In: BBC News Brasil. Rio de Janeiro, 26 set. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45581412. Acesso em: 04 dez. 2018.
JESUS, M.C. O ensino de ciências para crianças: o papel da coordenação pedagógica na implementação de um projeto de ensino de astronomia na faixa etária de 4 a 6 anos. 2019. 96 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Instituto A Vez do Mestre, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2019.
MONTEIRO, A.M.G.; OLIVEIRA, A.M.S.; RONDON, G.A.S. Metodologia de projetos na educação infantil: valores, saberes e desafios. Revista Educação e Linguagem, Cuiabá, v. 7, n. 1, p. 40-53, 2013. Disponível em: http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2013/12/09/outros/bb1970758e85ad2d47 1dabbe0a170f69.pdf. Acesso em: 08 nov. 2018.
OECD. Program for International Student Assessment (PISA). Paris: OECD Publishing, 2015-2016. Disponível em: https://nces.ed.gov/surveys/pisa/. Acesso em: 04 dez. 2018.
ORICCHIO, A. 18ª viagem educacional do SIEEESP: conhece sistemas de ensino da Cingapura e Coreia do Sul. Escola Particular: publicação mensal do Sindicato dos estabelecimentos de ensino do Estado de São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 208, p. 4-17, jul. 2015. Disponível em: www.sieeesp.org.br/uploads/sieeesp/imagens/revista/revista_208.pdf. Acesso em: 18 dez. 2018.
OZGA, J. Assessing PISA. European Educational Research Journal, vol. 11, n. 2, jan./jun. 2012, p. 166-171. Disponível em:
https://journals.sagepub.com/doi/10.2304/eerj.2012.11.2.166. Acesso em: 01 dez. 2018.
PENSAR CONTEMPORÂNEO. Ensine menos, aprenda mais: o método de ensino de Cingapura. In: PENSAR CONTEMPORÂNEO. [s.l], [201-]. Disponível em: https://www.pensarcontemporaneo.com/ensine-menos-aprenda-mais-metodo-de-ensino- de-cingapura. Acesso em: 09 jan. 2019.
PIAGET, J. Cognitive development in children: Piaget development and learning. Journal of Research in Science Teaching, Switzerland, v. 2, p. 176-186, set. 1964. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tea.3660020306. Acesso em: 28 fev. 2019.
PISA. PISA worldwide ranking: average score of math, science and reading. In: FACTS Maps. [s.l], [201-]. [Ranking Mundial PISA - pontuação média de matemática, ciências e leitura: OECD 2015-2016]. Disponível em: http://factsmaps.com/pisa-worldwide- ranking-average-score-of-math-science-reading/. Acesso em: 04 dez. 2018.
SILVA, F. F.; ANDRADE NETA, N. F. Afetividade e ensino-aprendizagem: influência favorável na relação professor-aluno-objeto de conhecimento. Especiaria: Cadernos de Ciências. Humanas, Ilhéus, v. 17, n. 31, p. 31-49, jun./dez. 2017. Disponível em: periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/2056/1514. Acesso em: 28 fev. 2019.
SILVEIRA, C. Brincar: uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. In: ALIANÇA pela infância. São Paulo, 17 abr. 2016. Disponível em: http://aliancapelainfancia.org.br/inspiracoes/brincar-uma-condicao-essencial-para-o- desenvolvimento-da-crianca-por-cristina-silveira/. Acesso em: 20 set. 2018.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.