Metodologias transdisciplinares em história das ciências
Mineração de dados em documentos históricos
Resumo
O presente artigo faz parte de um trabalho em desenvolvimento contínuo referente à constituição de uma rede de agenciamentos informacionais, extraída de documentos históricos, notadamente periódicos científicos especializados. É o recorte da dissertação de mestrado apresentada anteriormente pelo autor, tratando de modelagem e análise computacional-imagética de dados, tendo como base a Teoria dos Grafos e a Teoria de Redes, tema de crescente interesse na Ciência da Informação e abordagem recente no campo da Metodologia da História. Visa fortalecer a área de História das Ciências e as conexões transdisciplinares como parte de uma renovação das políticas científicas em procedimentos de inovação como elementos indispensáveis das políticas de Estado para as Ciências e as Tecnologias.
Downloads
Referências
BERNAL, J. D. The Social Function of Science. London: G. Routledge & Sons Ltd, 1946.
CHEN, Chaomei. Mapping Scientific Frontiers. 2. ed. Pennsylvania: Springer, 2013.
HARRIS, K. Knowledge management enables the high performance workplace. Gartnet Inc, 2006. Acesso em 08 jan 2017. Disponível em: https://www.gartner.com/doc/489448/knowledge-management-enables-highperformance-workplace.
LEYDESDORFF, Loet. The Challenge of Scientometrics: the development, measurement, and self-organization of scientific communications. 2.ed. Florida, USA: Universal Publishers, 2001.
MAIA, D. Uma Cartografia de Redes Institucionais: método transdisciplinar e modelagem computacional-imagética da História das Ciências no Brasil. Rio de Janeiro: 2017. Dissertação (Mestrado em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
STYHRE, Alexander. Understanding knowledge management: Critical and postmodern perspectives. Copenhagen: Copenhagen Business School Press, 2003.
WILSON, T. D. The nonsense of ‘knowledge management’. Information Research, 8(1), 2002.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.