Colaborações cinematográficas para ampliação do entendimento sobre a formação do Estado e da nação brasileira

Palavras-chave: História do cinema brasileiro. Estado. Nação.

Resumo

Desenvolvemos neste artigo um paralelo entre o nascimento do moderno Estado brasileiro, o advento internacional do cinema e sua chegada ao Brasil, na tentativa de ampliar o entendimento da realidade brasileira para além dos contornos socioeconômicos no que tange as discussões sobre a formação do Estado brasileiro e o conceito de nação brasileira. Também investigamos como se estabelece a relação entre a área cinematográfica e o poder estatal desde a primeira república até a década de sessenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia de Almeida Maciel Levy Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Economista, pós-graduada em Cinema Documentário e mestranda no programa de pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ). Iniciou sua carreira como pesquisadora acadêmica no curso de economia e, posteriormente, como produtora em festivais de cinema. Atua há mais de 18 anos na área audiovisual desenvolvendo diferentes funções e projetos como distribuidora e exibidora no segmento de filmes de arte, produtora, pesquisadora e editora de publicações. De 2008 a 2014 esteve à frente da Superintendência de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro onde implementou a política audiovisual fluminense desenvolvendo programas em parceria com instituições públicas como a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro; Agencia Nacional de Cinema (ANCINE), Riofilme, Marché du filme(Festival de Cannes), Cinemart (Festival Internacional de Cinema de Roterdã) entre outros. Colabora na curadoria de festivais de cinema, avaliação e consultoria de projetos audiovisuais. Integra o ELVIRAS - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e o Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) do Instituto de Economia da UFRJ.

Maria Mello de Malta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Graduação e Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ensina na graduação de nos cursos de Economia e de Gestão Pública, no Programa de Pós-graduação em História da Ciência e da Tecnologia e Epistemologia (HCTE) e no Programa de pós-graduação em Economia. Tem experiência na área de Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política, história do pensamento econômico, pensamento econômico e social brasileiro e desenvolvimento econômico. Pro-reitora da Extensão da UFRJ entre 2015 e 2019 e Coordenadora do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) desde 2012.

Eloah Oliveira Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profissional que atua na área de comunicação, educação e história da ciência. Mestranda pelo programa de História das Ciências, das Técnicas e da Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pelo Museu da Vida/Fiocruz com graduação em jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso. Possui experiência em tradução de artigos científicos e obras literárias em inglês, francês e espanhol. Organiza eventos científicos desde o planejamento a pós-produção. Possui curso de extensão em mediação em museus de Ciência pelo IFRJ. No momento cursa graduação de Letras Português-Literatura na UFF/CEDERJ. Seus principais interesses são educação, história da ciência, meio ambiente e direitos humanos.

 

Leila Almeida Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ / RJ (abril 2020), Bacharelado em HISTÓRIA pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1997). Especialização em Teologia e Prática da Espiritualidade pela Faculdade Messiânica/SP (2016). Professor Universidade Federal de Uberlândia (2000-2002) - concurso professor substituto (Classificação: 1o.) - História Moderna, História Econômica; Historiografia; História Econômica, Política e Social. Professor Centro Universitário do Triângulo (2000-2001) - Metodologia de Pesquisa. Professor Fundação Educacional e Cultural de Araguari/MG - História Contemporânea, História da América, Metodologia de Pesquisa. Professor Associação Catalana de Educação - Centro de Ensino Superior de Catalão. Sociologia Aplicada à Administração I e II; Filosofia Aplicada à Administração i e II; Filosofia do Direito; Sociologia do Direito. Consultora Revista CEPPG - Revista, Associação Catalana de Educação/GO. Pesquisa e Consultoria em produção de material Didático para ensino de História, Ensino Fundamental - Grupo de Ensino GPI - Rio de Janeiro/RJ.(2002-2004) Consultor Ad hoc da Universidade Estadual de Maringá (2005-2010); Professor - DDG CONSULTORIA E EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ(2006-2010), Professor visitante da Prefeitura Municipal de Macaé(2009-2012); Professor Oficinas temáticas - História e Cultura - UnATI/UVA; UnATI/UERJ; CREJA/RJ (2010-2016).

Referências

AUTRAN, A. Prefácio à segunda edição de Cinema brasileiro: propostas para uma história. In: BERNARDET, J. C. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009 (1979).

BAHIA, L. Discursos, políticas e ações: processos de industrialização do campo cinematográfico brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural: Iluminuras, 2012.

BERNARDET, J. C. Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia. São Paulo: Annablume, 2ª edição, 2008 (1995).

BUTHCER, P. Hollywood e o mercado cinematográfico brasileiro: Princípio(s) de uma hegemonia. Tese de doutorado defendida no PPGCINE-UFF. Niterói, 2019.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil.Rio de Janeiro: Fundo de Cultura. 6ª edição, 1964 (1959).

FURTADO, C. Criatividade e dependência na civilização industrial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FURTADO, C. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

GOMES, P. E. S. Crítica de Cinema no Suplemento Literário – Vol. 2. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1981.

GOMES, P. E. S. Cinema: Trajetória no subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1996(1973).

GONZAGA, A. Gonzaga por ele mesmo. Rio de Janeiro. Record, 1989.

HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

RAMOS, J.M.O. Cinema, estado e lutas culturais: anos 50, 60 e 70. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

ROCHA, G. Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004 (1963).

SALEM, H. Nelson Pereira dos Santos; o sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

SANTOS, R. A. dos. Os Intelectuais Eugenistas. Da Abundância de Nomes a Escassez de Investigação. (1917-1937). In: Anais doVII SIMPÓSIO NACIONAL ESTADO E PODER: SOCIEDADE CIVIL, 2012, Uberlândia, MG. Acessado em: 21/09/2020, disponível em:https://www.historia.uff.br/estadoepoder/7snep/docs/046.pdf

SIMIS, A. Estado e cinema no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2015 (1996).

SOUZA, J. A relé brasileira: quem é e como vive? São Paulo: Contracorrente, 2018.

VIANY, A. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Revan, 2009 (1993).

VIANA, Z. Choque cultural. Brasil: Mapa Filmes do Brasil. Colorido. 26 minutos. 1977.

VIEIRA, J. L. Uma dupla do barulho. In:Coutinho, A.; Lira Gomes, B.(Org.) O maior ator do Brasil – 100 anos de Grande Othelo. Rio de Janeiro. 1ª edição, 2015.

XAVIER, I. O Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Publicado
2021-07-11
Como Citar
Levy Tavares, J. de A. M., Malta, M. M. de, Corrêa, E. O., & Barbosa, L. A. (2021). Colaborações cinematográficas para ampliação do entendimento sobre a formação do Estado e da nação brasileira. Revista Scientiarum Historia, 1, 10. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.327
Seção
Historicidade de Saberes Tecnocientíficos