Descompactando as memórias do Museu da Computação da UFRJ: sobre o podcast Memórias.zip
Resumo
No início de 2020, devido à pandemia de Covid-19, a Universidade Federal do Rio de Janeiro suspendeu as atividades não essenciais em sala de aula, incluindo visitas a espaços museológicos universitários. Esta suspensão necessária paralisou também as atividades em desenvolvimento no Museu da Computação da universidade. Em busca de um novo nicho de atuação para o Museu, para que ele não fosse esquecido, a equipe envolvida na sua criação iniciou o desenvolvimento do seu ambiente virtual. No movimento de ocupação do Museu através dos espaços virtuais, foram definidas algumas ações: a construção de um sítio eletrônico para disponibilizar dados sobre seu acervo; a criação de um tour virtual em 3D que permite ao visitante entrar no Museu e explorar algumas de suas peças; a elaboração de histórias e curiosidades sobre os objetos exibidos no museu para publicação em um podcast. No momento em que o programa de pós-graduação de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia celebra o centenário da Semana de 1922, este trabalho celebra a possibilidade de contar parte da história da computação brasileira, dessa semente chamada Brasil, de forma diferente, para além dos relatórios técnicos. Neste artigo registramos os primeiros passos para a criação do podcast “Memórias.zip”, uma tarefa diferente da escrita de artigos técnicos. Acreditamos que o presente artigo possa incentivar diferentes formas de registros de memórias para outras instituições.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. de. Macunaíma, Barueri: Novo século Editora, 2017.
ANTROPOTRETAS, Antropo... o quê?, Podcast, [S. I.: s. n.], 2020. Disponível em: https://antropotretas.wordpress.com/ Acesso em: 05 out. 2022.
CARDOSO, M. de O. Computação em 1 minuto (Podcasts), TI Bits (Vídeos). 2017. Não publicado.
CARDOSO, M. de O.; CARDOSO, M. C. O. No segundo do byte: quem mexeu no meu tempo? Revista Scientiarum Historia, v. 1, 21 jan. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.264. Acesso em: 09 set. 2022.
CIENTEC. Matemática. c2022. Disponível em: https://www.cientec.or.cr/areas/matematica. Acesso em: 05 set. 2022.
FARGHALY, S. M.; ANDRADE, C. R. F. de. Programa de treinamento vocal para locutores de rádio. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia [online]. São Paulo, 2008, v. 13, n. p. 316-324. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-80342008000400004. Acesso em: 09 set 2022.
GARCIA, G. C. de (Org.) Produção de podcasts, divulgação científica e humanidades. Workshop. In: IX Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade (ESOCITE.BR), São Carlos: UFSCar, 2021.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaux de la mémoire. Paris: Felix Alcan, 1925.
LUIZ L, ASSIS, P. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), Anais eletrônicos [...], Caxias do Sul: UCS, 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0302-1.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.
MATEX1MINUTO, Blog Matex1minuto. Costa Rica: CIENTEC, 14 mai. de 2010. Disponível em: http://matex1minuto.blogspot.com. Acesso em: 05 set. 2022.
MATTERPORT. Matterport, c2022. Digital Twins, reimagined, re-engineered, and ready for anything. Disponível em: https://matterport.com. Acesso em: 10 out. 2022.
MORAES, M. O. PesquisarCOM, Política Ontológica e deficiência visual In: Moraes, M. O; Kastrup, V. (org.). Exercícios de ver e não ver. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2010, p. 26-51. Disponível em: https://app.uff.br/slab/uploads/2010_txt15.pdf. Acesso em: 05 out. 2022.
MORAES, M. O.; DE TOLEDO QUADROS, L. C. Ciência no feminino e narrativas de pesquisa: PesquisarCOM e a artesania na pesquisa. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–14, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3577. Acesso em: 12 fev. 2023.
MIOTTI, A. C.; NADER, R. V. Vazios Historiográficos: uma lacuna chamada Escola Nacional de Minas e Metalurgia da Universidade do Brasil. In: 15o. Congresso Scientiarum Historia. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022. p. 273-283. Disponível em: http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh15/anais_SH_15.pdf. Acesso em 02/02/2023.
MUSEU DA COMPUTAÇÃO. Tour Virtual, Rio de Janeiro: UFRJ, 2022. Disponível em: https://museucomputacao.ufrj.br. Acesso em: 05 ago. 2022.
NCE. Projeto Memória. Este site foi concebido para contar a história da instituição desde sua criação e será construído de forma incremental. Rio de Janeiro: UFRJ, c2022. Disponível em: http://www.memoria.nce.ufrj.br/. Acesso em: 17 set. 2022.
NORA, P. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10, p. 07-28, dez., 1993.
OXIGÊNIO, Podcast. 2017. Campinas: Unicamp, 2015. Disponível em: https://www.oxigenio.comciencia.br. Acesso em: 05 out. 2022.
PAZ, E. A importância do podcast para produzir e divulgar conteúdos. Arco - Jornalismo Científico e Cultural, Santa Maria: UFSM, fev. 2021. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/podcast/. Acesso em: 25 jun. 2022.
RODRIGUES, A. L. F. C., CARDOSO, M. de O., DANTAS, R. M. M. C. Do físico ao virtual: a transformação do Museu da Computação da UFRJ. In: IX Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade (ESOCITE.BR), Parte II – Trabalhos Completos, 2021, Anais eletrônicos [...] São Carlos: UFScar, 2022. p. 798-804. Disponível em: https://esocite9.esocite.org.br/wp-content/uploads/2022/11/esocite9AnaisCompletosFinal.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.
ROSSI, Paolo. Ricordare e dimenticare. Tradução: Icléia Thiesen Magalhães Costa e Alejandra Saladino. In: Il passato, la memória, I’oblio: sei saggi di storia della idee. Bologna: Il Mulino, 1991.
Copyright (c) 2023 Revista Scientiarum Historia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.