Explorando as oficinas de sólidos

Palavras-chave: História da Geometria, Teoria de Hiele, Prática Pedagógica, Geometria Espacial

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato de experiência na abordagem de geometria espacial realizada junto ao Curso Normal de uma escola pública de São Gonçalo/RJ. Em geral, o ensino de geometria espacial é focado exclusivamente em fórmulas e repetição de mecanismos não se despertando a habilidade visual do aluno, assim como a compreensão e estando desvinculado das aplicações no cotidiano e em outras ciências. A fim de potencializar a aprendizagem, buscamos articular história da geometria, lúdico e material concreto, permitindo uma melhor visualização dos elementos e suas relações, e consequentemente, uma abstração. O objetivo principal foi fazer com que os participantes repensassem e adequassem as experiências por que passaram, em suas futuras turmas, uma vez que as oficinas propostas oferecem tanto simplicidade quanto baixo custo.

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Biografia do Autor

Andréa Zander Vaiano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em licenciatura em Matemática (1994) e mestrado em Matemática Pura (1997) pela Universidade Federal Fluminense, é professora assistente do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da UERJ desde 1999, também lecionando na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Foi professora substituta do Departamento de Estatística da UFF entre 1997 e 1999.

June Cunha de Araujo, Colégio MV 1, São Gonçalo, Rio de Janeiro

Possui graduação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998). Pós Graduação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor docente 1 - Colégio Estadual Pandiá Calógeras, atuando no Curso Normal e na Formação Geral. Professora do Ensino Fundamental do Colégio MV1 - Unidade São Gonçalo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Referências

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Publicado
2017-11-06
Como Citar
García Márquez, R., Zander Vaiano, A., & Cunha de Araujo, J. (2017). Explorando as oficinas de sólidos. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 8. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.119
Seção
História e Filosofia das Ciências e da Matemática