Espaços não formais de ensino: reflexões sobre as possibilidades de abordar temas transversais

Palavras-chave: Educação não formal., Educação Ambiental., Temas Transversais.

Resumo

A escola é considerada uma instituição que tem como função desenvolver a formação dos educandos, dando-lhes acesso aos conhecimentos teóricos e práticos estabelecidos pela sociedade da qual fazem parte. Porém, o processo educacional pode ultrapassar os muros da escola e ir além da sala de aula. As relações sociais vividas por cada um fazem-no adquirir conhecimentos por meio de suas próprias experiências,relacionadas com sua trajetória. As atividades extraclassese mostram importantes no processo educacional, podendo ocorrer em diversos espaços presentes na comunidade, onde os estudantes possam ter uma educação mais contextualizada que incluem os temas transversais. Neste trabalho faz-se um convite à reflexão sobre os espaços não formais de aprendizado ligados ao tema transversal meio ambiente, sob viés do ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GOHN, M. G. M.Educação não formal e cultura política: impactos sobre o associativo do terceiro setor. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GOHN, M. G. M.A educação não-formal e a relação escola-comunidade.EccoS Revista Científica, v. 6, n. 2, p. 39-65, 2004.

LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996.Disponível em: Acesso em outubro de 2018

MARANDINO, Martha. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 23, n. 4, p. 811-816, Dec. 2017. Disponível em: . Acessoem: 09 Out. 2018.

SMITH, M. K. What is non-formal education?1996. Disponível em: https://infed.org/mobi/what-is-non-formal-education/. Acesso em 28 Set. 2018.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Publicado
2018-05-11
Como Citar
Tavares dos Santos, A., Tamiasso-Martinhon, P., Sanches Rocha, A., & Sousa, C. (2018). Espaços não formais de ensino: reflexões sobre as possibilidades de abordar temas transversais. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 9. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.201
Seção
Educação, Cultura e Cidadania