Multiplicidade no ensino de Química
diálogos entre triângulo de Johnstone e concepções alternativas
Resumo
Percebe-se que, atualmente, um dos maiores desafios para o ensino de Química trata-se de construir uma ponte que conecta conhecimento à realidade dos alunos. Pensando nesse fato, torna-se observável a necessidade de se utilizar novas metodologias e recursos didáticos, esperançando uma educação mais ativa, investigativa e interessante. Com esses fins, a experimentação assume protagonismo, trazendo dinamicidade ao ensino de química para a educação básica brasileira. Enlaçando a vivência de sujeitos discentes, projeta-se um ensino de cunho agregador e significativo para o processo de aprendizagem, tornando-se parte essencial na atração da atenção, no despertar da curiosidade e mediação de laços entre conteúdo específico e saber acumulado. O presente trabalho pretende apresentar a construção do conhecimento químico em paralelo à metodologia de Johnstone, significativa e ativa de aprendizagem, em detrimento de teorias tradicionais ainda arraigadas no seio das práticas educacionais brasileiras.
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