The sky of each one and all of us: stories and meanings

histórias e sentidos

Keywords: Astronomy, Cultural diversity, Textual reading, Plural sense, Interdisciplinarity

Abstract

Bringing together the examples of a literary chronicle, a mural painting and a film, we  propose to contribute to the necessary emphasis on aspects of growing importance for research,  teaching and dissemination of astronomical sciences, such as those that stand out in the studies  of Astronomy. Cultural, a field here outlined in quick brushstrokes, opening, however, to future  research. Developing sensitivity and respect for the other's gaze, which is always fundamental, is  an exercise that can begin with an interdisciplinary reading, attentive to the plural richness of the  meanings of a text, verbal or non-verbal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Veronica Silva Vilariño Aguilera, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Com trajetória no magistério e no jornalismo, é  bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde fez Mestrado e Doutorado em  Língua Portuguesa.  Na pós lato sensu, fez Tradução-Francês na Universidade Federal Fluminense. Foi professora da rede pública do Rio de Janeiro, professora adjunta de Língua Portuguesa da UERJ e no ensino a distância. Como jornalista, trabalhou em empresas públicas, privadas e estatais. Dedica-se à Divulgação Científica, estudos e projetos em Astronomia e tem Especialização em Ensino de Astronomia (Universidade Cruzeiro do Sul). Entre publicações jornalísticas, literárias e acadêmicas, quatro livros. Ingressou no Mestrado do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, da UFRJ, em 2022.

Walmir Thomazi Cardoso, Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP (1986), Especialização em História da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (1992), Mestrado em História das Ciências pela PUC-SP (2000) e doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP (2007). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/UFRJ). Membro da Diretoria da Sociedad Interamericana de Astronomía en la Cultura (SIAC) - 2017-2021. Sócio da European Society for Astronomy in Culture (SEAC) e da International Society for Archaeoastronomy and Astronomy in Culture (ISAAC). Atua em Astronomia ligada às Culturas, História da Ciência, Popularização da Ciência e Comunicação Educativa.

References

AGUILERA, M. V. S. V. Carlos Drummond e Andrade; a poética do cotidiano. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2002.
ANDRADE, C. D. de. A bolsa e a vida. 2009. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.
BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1993.
BORGES, L. C. (org.) Diferentes povos, diferentes saberes nas Américas: contribuições da astronomia cultural para a história da ciência. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2015.
CARDOSO, W. T. Astronomia cultural: como povos diferentes olham o Céu. E-Boletim de Física. Ano V, outubro de 2016. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/e-bfis. Acesso em 15 de outubro de 2022.
FLASTE, R., NOBLE, H., SULLIVAN, W., WILFORD, J. N. Halley: tudo sobre o cometa. São Paulo: Melhoramentos, 1985.
GIOTTO DI BONDONE. A adoração dos Reis Magos. Arte sacra. 1303. Afresco. Capella degli Scrovegni. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Giotto_-_Scrovegni_-_-18-_-_Adoration_of_the_Magi.jpg. Acesso em 15 de outubro de 2022.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1993.
HALLEY, E. Ode to Isaac Newton. Prefácio. Newton’s Philosophiae Naturalis Principia Matematica. Disponível em: http://www.ebyte.it/logcabin/belletryen/IsaacNewton_OdeByHalley.html. Acesso em 15 de outubro de 2022.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1970.
KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo/SP: Editora Perspectiva, 1998.
Lopez, A. M.; Hamacher, D. Astronomía cultural. Revista Ciencia y Tecnología, n. 19, p. 11-20, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.5377/rct.v0i19.4272. Disponível em https://www.lamjol.info/index.php/RCT/article/view/4272. Acesso em 5 de março de 2023.
MLODINOV, L. O andar do bêbado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. Trion: São Paulo, 1999. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4144517/mod_resource/content/0/O%20Manifesto%20da%20Transdisciplinaridade.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2022.
O COMETA de Halley. O monstro passou ... incólume. O susto também passou. Pode continuar o caminho. O Paiz, Rio de Janeiro, ano 1910, n. 09357, p 3. 19 de maio de 1910. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=178691_04&pagfis=1836. Acesso em 15 de outubro de 2022.
O TEMPERO da vida. Direção e Roteiro: Tassos Boulmetis. Grécia : 2003.
OLSON, Roberta J. M. Giotto’s Portrait of Halley’s Comet. Scientific American. San Francisco, California, v. 240, n. 5, p. 160-170, maio de 1979. Disponível em https://www.academia.edu/29801367/_Giottos_Portrait_of_Halleys_Comet_Scientific_American_240_5_1979_160-170. Acesso em 5 de março de 2023.
Published
2024-02-07
How to Cite
Silva Vilariño Aguilera, M. V., & Thomazi Cardoso, W. (2024). The sky of each one and all of us: stories and meanings. Scientiarum Historia Magazine, 1(1), e406. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.406
Section
História e Filosofia das Ciências e da Matemática