A História da ciência e suas possibilidades
Resumen
Este artigo descreve as nuances e os caminhos da ciência, especialmente a contribuição de William Herschel, levando a reflexões sobre a necessidade de comunicação entre ciência e sociedade, não apenas possibilitando que a população construa opiniões com base no conhecimento científico, mas também estimulando o diálogo entre os conhecimentos popular e científico. As práticas educacionais são discutidas como blocos de construção de um corpo de conhecimento capaz de promover a transformação social, abrindo espaço para interações dialéticas. Em tempos em que a quantidade de informações disponíveis é enorme, é necessário treinar os cidadãos para analisar e questionar narrativas e propostas com uma postura crítica. Para tanto, é essencial uma abordagem histórico-sociológica que favoreça não só a compreensão da ciência, mas sua valorização como sistema de emancipação humana.
Descargas
Citas
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1992.
FLECK, L. Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum Editora, 2010. [1935].
HERSCHEL, W. Experiments on the Refrangibility of the Invisible Rays of the Sun. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, v. 90, p. 284-292, 1800.
HOSKIN, M.A. William Herschel. In: Complete Dictionary of Scientific Biography. Disponível em: http://www.encyclopedia.com/topic/William_Frederick_Herschel.aspx. Acessado em: 10/08/2019.
ROCHA, J. F. et al. Origens e Evolução das ideias da Física. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2015.
KOYRÉ, A. Estudos da História do Pensamento Científico. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 2011.
KUHN, T.S. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2017. [1962].
LOVELL, D. J. Herschel's Dilemma in the Interpretation of Thermal Radiation. Isis, v. 59, n. 1, pp. 46-60, 1968.
OLIVEIRA, R.A.; SILVA, A.P.B. William Herschel, os raios invisíveis e as primeiras ideias sobre radiação infravermelha. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 4, 4603, 2014.
RAJ, K.. “Conexões, Cruzamentos, Circulações. A Passagem da Cartografia Britânica pela Índia, Séculos XVII - XIX”, Cultura: Revista de História e Teoria das Ideias, v. 24, 2007, p. 155-179.
SHAPIN, S. Nunca Pura: Estudos Histórico de Ciência como se Fora Produzida por Pessoas com Corpos, Situadas no Tempo, no Espaço, na Cultura e na Sociedade e Quem Se Empenham por Credibilidade e Autoridade. Minas Gerais: Ed. Fino Traço, 2013.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.