Educação Ambiental e o Ensino de Química: contextualização e construção de modelos

Resumen

A atividade realizada é um relato de experiência com abordagem na contextualização e construção de modelos de moléculas, possibilitando aos alunos estabelecerem relações entre conceitos químicos e o contexto ambiental. Utilizou-se um tema estruturador, a chuva ácida, devido à relação direta entre a emissão de gases lançados na atmosfera e os conceitos de ligação química. O conteúdo foi relacionado ao cotidiano e aos problemas ambientais, promovendo a conscientização quanto aos efeitos que o homem provoca no planeta. O público-alvo foi alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular do Rio de Janeiro. Por meio das rodas de conversas realizadas, foi possível perceber que a abordagem favoreceu novos olhares e um pensamento mais crítico, estimulando a formação cidadã dos sujeitos envolvidos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

AVENA. D. T.; FUKUSHIMA. D. Educação ambiental para crianças: relato de experiência. Paraná, 2008.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CEB n. 2, 2012.

DELIZOICOV, D. La educación en Ciencias y La perspectiva de Paulo Freire. Alexandria Revista de Educação em Ciências e Tecnologia. v. 1, n. 2. p. 37-62, 2008.

FREIRE, A. M. A. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz na Terra, 1987.

______. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.

MORAES, R.; MANCUSO, R. Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: UNIJUÍ. 2004.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2010. http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/01/cetesb-confirma-que-chuva-acidaatingiu-cubatao-apos-vazamento.html. Acessado em 23 de junho de 2017.

TORRES, J. R.; MORAES, E. C.; DELIZOICOV, D. Articulações entre a investigação temática e a abordagem relacional: uma concepção crítica das relações sociedade-natureza no currículo de ciências. Alexandria Revista de Educação em Ciências e Tecnologia. v.1, n. 3, p. 55-77, 2008.

WARFA, A. R. M.; ROEHRIG, G. H.; SCHNEIDERC, J. L.; NYACHWAYAD, J. Collaborative discourse and the modeling of solution chemistry with magnetic 3D physical models – impact and characterization. Chemistry Education Research and Practice, vol. 4, n. 15, p. 835-848, 2014.
Publicado
2017-05-11
Cómo citar
Gerpe, R., José Figueiredo Coelho, F., Sanches Rocha, A., Tomiasso - Martinhon, P., & Sousa, C. (2017). Educação Ambiental e o Ensino de Química: contextualização e construção de modelos. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 8. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.198
Sección
Educação, Cultura e Cidadania