Iniciativas de aproximação entre as crianças e a cultura científica: experimentação, brincadeira e imaginação
Resumen
Democratizar a educação científica na primeira infância contribui para o desenvolvimento cognitivo, auxiliando a aprendizagem em outras áreas. Forma também adultos preparados para viver e interagir com um mundo na era digital e da inteligência artificial. Visando esta realidade virtual e líquida, o ensino deve utilizar novos paradigmas. Passam a ter destaque a ludicidade, a imaginação, o compartilhamento, as vivências trazidas pela criança. A Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do ensino de Astronomia, traz um rico exemplo de aplicação desta nova abordagem. Apresentamos os princípios norteadores, uma discussão metodológica e exemplos comentados de práticas de aula.
Descargas
Citas
ALMEIDA, R. B. G.; FERREIRA, E. S.; Nascimento, F. M. O. & GUIMARÃES, C. S. C. Brincando com Portinari: atividades, brincadeiras e cultura lúdica. In: ANAIS DO CONGRESSO INFANTIL DE EDUCAÇÃO INFANTIL / CONGRESSO DE CRECHES UNIVERSITÁRIAS DA AMERICA LATINA E CARIBE/UDUAL, 2018. Anais eletrônicos... Campinas, GALOÁ, 2018. Disponível em: https://proceedings.science/coneinfconcuni/trabalhos/brincandocom-portinari-atividades-brincadeiras-e-culturaludica?lang=pt-br. Acesso em: 14 set. 2018.
EDITAL PROFAEX Nº 128/2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro, PróReitoria de Extensão, Rio de Janeiro, 2017.
GIRARDELLO, G. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2 (65), p. 75-92, Maio/Agosto 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n2/v22n2a07.pdf Acesso em: 04 dez. 2018.
LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 184-198, jul-dez 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v8n2/1983-2117-epec-8-02-00184.pdf. Acesso em: 08 ago. 2016.
MATTOS, M. M. M. , NASCIMENTO, F. M. O., FERREIRA, E. S. & OLIVEIRA, V. Realização de projetos com as crianças da EEI-UFRJ: uma possibilidade para a atuação dos técnicos em assuntos educacionais. Revista Práticas em Gestão Pública Universitária, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 222-238, nov. 2016-maio 2017.
Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/4241. Acesso em: 17 out. 2018.
RABELLO, E.T. & PASSOS, J. S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. 2011. Disponível em: https://josesilveira.com/wp-content/uploads/2018/07/ArtigoVygotskye-o-desenvolvimento-humano.pdf. Acesso em: 30 set. 2018.
RODRIGUES, N. O ensino de ciências naturais na Educação Infantil: Reflexões. 2016.Disponível em: https://nathyrodriguees.jusbrasil.com.br/artigos/365565907/o-ensino-decienciasnaturais-na-educacao-infantil-reflexoes. Acesso em: 28 set. 2018.
VIECHENESKI, J. P. & CARLETTO, M. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. R.B.E.C.T., Curitiba, v. 6, n. 2, p. 213-227, Maio-Agosto de 2013. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/1638/1046. Acesso em: 25 set. 2018
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.