Famílias LGBTI+ na escola: da invisibilidade a negligência
Resumen
O presente trabalho compartilha uma reflexão sobre a importância e o impacto do tema inclusão LGBTI+ para os aparelhos ideológicos de Estado, dentro de um recorte família e escola. Traz elementos de ressonância na sociedade e disserta sobre futuras possibilidades, discutindo a relação vigente entre a instituição escolar e as famílias LGBTI+, ou seja, de que forma a escola tem dialogado com famílias constituídas a partir da homoparentalidade. Procura-se trazer exemplos de estratégias já utilizadas nesta construção relacional e a discussão introdutória sobre a capacitação dos profissionais de educação para receber e acolher famílias homoafetivas com filhos no âmbito escolar.
Descargas
Citas
ABRAFH. Associação de Famílias Homotransafetivas do Brasil. Disponível em: http://www.abrafh.org.br/. Acesso em: 10 mar de 2022.
ANTRA. Associação Nacional de Travestis e Transexuais. Disponível em: https://antrabrasil.org/. Acesso em: 11 mar. 2022.
ARAUJO, L. M. M.; REIS, I. M.; LIMA, M. A. G. S. A família constitucionalizada e sua evolução social. Revista de Direito da Unigranrio, v. 11, n. 1, 2021.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BACK, J. C.; SILVA, L. M.; PRADO, L.; CYRINO, L. A. R. Despatologização da homossexualidade e transexualidade: revisão integrativa. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 7, n. 3, p. 378-389, 2019.
BARBOSA, A. L. S.; ROCHA, R. C. L. Homoparentalidade: o que a escola tem dito? In: PEREIRA, D. (org.). Sexualidade e Relações de Gênero 2. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. 58-72 p.
BEDIN, G. A.; TOSI, G. Direitos Humanos: uma conquista civilizatória. Revista Direitos Humanos e Democracia, v. 6, n. 12, p. 297-301, 2018.
BORTOLIN, P. A. G. A Controvérsia em Torno do Projeto de Lei 122/2006: uma análise da oposição de parlamentares evangélicos à criminalização da homofobia. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2018.
BRABO, T. S. A. M. Democracia, Direitos Humanos, Gênero e Cidadania: teoria, políticas e cotidiano das escolas públicas. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2021. 366 p.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
CÁO, J. S.; OURIQUES, E. V.; IACHAN, A. C. S.; OURIQUES, E. O. DE A.; WÄHNER, J.; VERGARA, M. S.; OLIVEIRA, R. C. de. Algoritmos filosóficos e a superação psicopolítica da fakemind: sobre a terapia filosófica da peste emocional. Revista Scientiarum Historia, v. 1, 2021. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.282
CARVALHO, W. S. Tensões e desafios voltados à discriminação e preconceito, igualdade de gênero e padrões de comportamento na escola. Revista Contemporânea, v. 1, n. 2, p. 147-164, 2021.
COSENDEY, C. C.; RODRIGUES, L.; SILVA, T. M.; CUNHA, A. C. S. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO DO UNIFACIG, VII., 2021. Anais [...]. UNIFACIG, 2021.
COSTA, E. L.; SOUZA, J. R. S. Família e Escola: as contribuições da participação dos responsáveis na educação infantil. Revista Khora, v. 6, n. 7, p. 1-17, 2019.
COSTA, R. R. Ataques à Democracia e a Defesa dos Direitos Humanos: debate urgente e necessário contra os retrocessos e ameaças ao que já foi conquistado no campo dos direitos humanos. Revista Processus Multidisciplinar, v. 2, n. 4, p. 21-37, 2021.
CRUZ, P. O.; MALACO, L. H. Escola e homoparentalidade, a relação entre a escola e a família homoafetiva com filhos. 2014. In: CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 14o., São Paulo, 2014. Anais [...]. São Paulo: Centro Universitário FIEO, 2014.
DEUS, M. D.; SCHMITZ, M. E. S.; VIEIRA, M. L. Família, gênero e jornada de trabalho: uma revisão sistemática de literatura. Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 14, n. 1, p. 1-28, 2021.
DIAS, M. B.; CHAVES, M. As famílias homoafetivas no Brasil e em Portugal. Lex Familiae: Revista Portuguesa de Direito da Família, v. 5, n. 9, p. 39-52, 2008.
DIAS, A. M. I. Leitura e (auto)formação: caminhos percorridos por docentes na educação superior. In: VEIGA, I. P. A.; VIANA, C. M. Q. Q. (org.). Docentes para a educação superior: processos formativos. Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2010. p. 71-100.
FARIAS, M. O. Famílias homoparentais e escola: reflexões e possibilidades. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. especial, p. 1477-1487, 2015.
FOUCAULT, Michael. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
GGB. Grupo Gay da Bahia. Disponível em: https://grupogaydabahia.files.wordpress.com/2019/01/relat%C3%B3rio-de-crimes-contra-lgbt-brasil-2018-grupo-gay-da-bahia.pdf. Acesso em: 16 mar. 2022
GODELIER, M. Métamorphoses de la Parenté. France: Éditions Fayard, 2004.
GONZÁLEZ, M. M.; CHACÓN, F.; GÓMEZ, A.; SÁNCHEZ, M. A.; MORCILLO, E. Dinámicas familiares, organización de la vida cotidiana y desarrollo infantil y adolescente en familias homoparentales. Estudios e investigaciones, p. 521-606, 2003.
KESKE, H. A. G.; MARCHINI, V. C. A Criminalização da Homofobia no Brasil: análise jurisprudencial e doutrinária. Revista Prâksis, v. 2, p. 34-56, 2019.
LEONARDO, R. S. A Família Homoparental e a Escola: por uma educação mais inclusiva. Monografia (Bacharelado em Psicologia), Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018.
LEVITT, C. Psicanálise contra o Preconceito: o caso da orientação sexual por Susann Heenen-Wolff, 2013.
LIMA, E.; FERREIRA, E. S.; QUADRADO, J. C.; SANTOS, T. C. P. Gênero, Sexualidade e Currículo: problematizando a permanência de alunos LGBTTIQ na escola. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, n. 4, p. 1-20, 2019.
LIMA, S. S. Escola e Família: problematizações a partir da homoparentalidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
LOURO, G. L. O Corpo Educado: Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 127 p.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
MACCALLUM, F.; GOLOMBOK, S. Children raised in fatherless families from infancy: a follow-up of children of lesbian and single heterosexual mothers at early adolescence. Journal of Psychology and Psychiatry, v. 45, p. 1407-1419, 2004.
MARIANNO, L. D. A ética relacional de Alfred North Whitehead na resolução de conflitos no mundo do trabalho. Revista Scientiarum Historia, 1, 9, 2019. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.74
MARKS, L. Parentalidade do mesmo sexo e resultados das crianças: um exame mais aprofundado do resumo da American Psychological Association sobre parentalidade lésbica e gay. Pesquisa em Ciências Sociais, v. 41, p. 735-751, 2012. http://dx.doi.org/10.1016/j.ssresearch.2012.03.006
MARTINS, R. S. Democracia e o crime de ódio no Brasil: uma análise do Projeto de Lei de nº 7.582/2014. Serviço Social em Perspectiva, v. 4, n. especial, p. 711-721, 2020.
MARTY, M. R.; BONETTI, A. L. Impacto das Múltiplas Organizações Familiares na Escola: “outras famílias, outras histórias”. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 4, n. 4, p. 80-89, 2018.
MATA, J. J.; SANTOS, M. A.; SCORSOLINI-COMIN, F. Conjugalidade e parentalidade em casais homossexuais e heterossexuais: revisão integrativa da literatura. Pensando Famílias, v. 24, n. 2, p. 32-45, 2020.
MAZREKAJ, D.; WITTE, K..; CABUS, S. School Outcomes of Children Raised by Same-Sex Parents: evidence from administrative panel data. American Sociological Review, v. 85, n. 5, p. 830-856, 2020.
MELLO, L.; GROSSI, M.; UZIEL, A. P. A escola e @s filh@s de lésbicas e gays: reflexões sobre conjugalidade e parentalidade no Brasil. In: JUNQUEIRA, R. (org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, p.159-181, 2009.
MONTEIRO, A. O. Corpos trans-tornados: um estudo sobre a (s) transexualidade (s) e o projeto de lei 5002/2013 (lei João W. Nery). Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
MORAES, M. C. B. A nova família, de novo: estruturas e função das famílias contemporâneas. Pensar Revista de Ciências Jurídicas, v. 18, n. 2, p. 587-628, 2013.
MORAES, M. L. Q. A nova família e a ordem jurídica. Cadernos Pagu, v. 37, p. 407-425, 2011.
OURIQUES, E.V. Teoria psicopolítica: a emancipação dos aparelhos psicopolíticos da cultura. Rio de Janeiro. UFRJ, CIE, FLUP, ULF, 2017.
PARKIN, R.; STONE, L. (eds.). Kinship and family: an Anthropological Reader. Oxford: Blackwell, 2004.
PEREIRA, D. (org.). Sexualidade e Relações de Gênero 2. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019.
PEREIRA, R. C. Princípios fundamentais norteadores do direito de família. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
PRADO, D. O que é Família [eBook]. São Paulo: Editora e Livraria Brasiliense. 2017.
ROCHA, G. O. R.; MAFRA, W. C. B. Escola, Heteronormatividade e Exclusão: algumas reflexões. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, v. 8, n. 1, 2020.
ROCHA, M. O. Liberdade versus Responsabilidade no relacionamento familiar paralelo: uma ama análise do art. 14, parágrafo único, do estatuto das famílias (PLS 470/2013). Revista Brasileira de Direito Civil, v. 25, n. 03, p. 41, 2020.
RODRIGUES, W.; LOCATELLI, A. S. Formatos Atuais de Família no Brasil e suas Reverberações na Escola. Revista Humanidades & Educação, v. 3, n. 4, p. 38-50, 2021.
SANCHES, M. I. Novas Concepções no Conceito de Família. Percurso, v. 2, n. 33, p. 358-361, 2020.
SARANTAKOS, S., 1996. Children in three contexts: family, education, and social development. Children Australia 21, 23–31.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SOUZA, A.; BELEZA, M. C.; ANDRADE, R. F. Novos arranjos familiares e os desafios ao direito de família: uma leitura a partir do Tribunal de Justiça do Amazonas. Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 5, n. 5, 2012.
SUPLICY, M. PL 1151/1995. Câmara dos Deputados. Brasília, outubro, 1995.
TAMIASSO-MARTINHON, P. Formação, Informação, (In)Formação e In~Formação: o olhar caleidoscópico de uma discente~docente~aprendente processual. Notas de Aula. Disciplina Introdução à Filosofia da Ciência. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022.
TANNURI, J. G. C. G. O que dizem famílias homoparentais sobre as relações estabelecidas com a escola de seus filhos: tensões entre aceitação e discriminação. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Rio Claro, 2017.
TORRES, M. A. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
ZAMBRANO, E.; LOREA, R.; MYLIUS, L.; MEINERZ, N.; BORGES, P. O direito à homoparentalidade: cartilha sobre as famílias constituídas por pais homossexuais. Porta Alegre: Instituto de Acesso à Justiça, 2006.
WAINRIGHT, J. L.; RUSSELL, S. T.; PATTERSON, C. J. Psychosocial adjustment, school outcomes, and romantic relationships of adolescents with same-sex parents. Child Development, v. 75, n. 6, p. 1886-1898, 2004.
Derechos de autor 2024 Revista Scientiarum Historia
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.