Análise de ferramentas digitais colaborativas para pessoas com deficiência visual
Resumen
Este trabalho apresenta uma análise das principais ferramentas utilizadas pelas pessoas com deficiência visual para edição e leitura de documentos. O estudo apresenta as dificuldades encontradas pelos alunos cegos no uso de ferramentas e aplicativos online acessíveis que promovam a edição colaborativa. Esta pesquisa foi aplicada através de questionários para professores cegos e videntes, participantes de um curso online sobre tecnologia assistiva durante a pandemia, realizado em uma universidade pública federal. Este estudo tem como objetivo extrair e analisar a relação entre qualidade, usabilidade, funcionalidade e adequação às ferramentas digitais mais utilizadas por este público. Os resultados da pesquisa apresentam indícios de melhorias para um artefato colaborativo capaz de propiciar o compartilhamento do conhecimento e a inclusão de alunos cegos nas salas de aula e nas tarefas cotidianas.
Descargas
Citas
AMORIM, Marília Rafaela Oliveira Requião Melo Amorim. Tecnologias assistivas para a permanência de estudantes com deficiência visual em tempos de pandemia: relatos de experiência de estudantes universitários. 152f. Dissertação [Mestrado em Educação] – Universidade Católica de Brasília, 2021.
BORGES, J. A. S. Do Braille ao Dosvox – diferenças nas vidas dos cegos brasileiros, Rio de Janeiro, 2009.
BRUNO, M. M. G.; NASCIMENTO, R. A. L. Política de Acessibilidade: o que dizem as pessoas com deficiência visual. SEÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO ESPECIAL, PSICANÁLISE E EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA, Dourados/MS – Brasil, 2019.
IBGE. CENSO DEMOGRÁFICO 2012: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística , 2012.
MELO, A. H.; FERNANDES, C. A. B.; JARDIM, M. S. S.; BARRETO, R. S. Modelo 3C de Colaboração aplicado ao uso de um repositório para o desenvolvimento de interfaces para autistas. CSBC 2017 - Anais do SBSC - Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017.
MINHOTO, P.; MEIRINHOS, M. As Redes Sociais na Promoção da Aprendizagem Colaborativa: Um Estudo no Ensino Secundário. In: Educação, Formação e Tecnologias, v. 4, n.2, pp.25-34, 2011.
NICOLACI-DA-COSTA, A. M. ; PIMENTEL, M. Sistemas Colaborativos para uma nova sociedade e um novo ser humano. In: Pimentel, M. and Fuks, H. (Org.). Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier. cap. 1, p. 3 -15, 2011.
OLIVEIRA, D. C. A.; BORGES , J. A. DOS S.; ALVES, F. E. DE O. DA S. Deficiência e tecnologia assistiva: um olhar para a sociedade. Revista Scientiarum Historia, v. 2, p. 8, 13 dez. 2019.
PIMENTEL, M.; GEROSA, M. A.; FILIPPO, D.; RAPOSO, A.; FUKS, H.; LUCENA, C. J. P. (2006) “Modelo 3C de Colaboração no Desenvolvimento de Sistemas Colaborativos”. Anais do III Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, Natal - RN, 20 a 22 de Novembro de 2006. ISBN 85-7669-097-7. Porto Alegre: SBC, p. 58-67, 2006.
SANTINELLO, J.; ALVARISTO, E. F.; PIZZOL, A. D. Percepção de um professor cego sobre a tecnologia assistiva DOSVOX para o ensino. Revista Intersaberes, v.15, n. 35, 2020.
SANTOS, L. E. G.; RIBEIRO, J. A. Análise sobre as ferramentas digitais para deficientes visuais: um referencial teórico. Em: Tecnologias Emergentes na Saúde: inovações e tendências na gestão dos cuidados em saúde, ISBN: 978-65-89826-47-7, 2021.
TAVARES, D. C.; Borges, J. A. S. "Trabalho remoto: uma análise sobre a percepção de servidores públicos com deficiência." Revista Scientiarum Historia 1 (2021): 7-7.
Derechos de autor 2023 Revista Scientiarum Historia
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.