Análise de ferramentas digitais colaborativas para pessoas com deficiência visual

Resumen

Este trabalho apresenta uma análise das principais ferramentas utilizadas pelas pessoas com deficiência visual para edição e leitura de documentos. O estudo apresenta as dificuldades encontradas pelos alunos cegos no uso de ferramentas e aplicativos online acessíveis que promovam a edição colaborativa. Esta pesquisa foi aplicada através de  questionários para professores cegos e videntes, participantes de um curso online sobre tecnologia assistiva durante a pandemia, realizado em uma universidade pública federal. Este estudo tem como objetivo extrair e analisar a relação entre qualidade, usabilidade, funcionalidade e adequação às ferramentas digitais mais utilizadas por este público. Os resultados da pesquisa apresentam indícios de melhorias para um artefato colaborativo capaz de propiciar o compartilhamento do conhecimento e a inclusão de alunos cegos nas salas de aula e nas tarefas cotidianas.

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Biografía del autor/a

Andreza Cardoso Santos, Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Andreza Santos é estudante de graduação, Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luciana Sá Brito, Instituto de Computação, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luciana Brito graduated in Physics from UFRJ, technician in Performing Arts from Escola Técnica de Teatro Martins Pena and Master in Informatics and PhD research in Human Data Interaction, Federal University of Rio de Janeiro.

Angélica Fonseca da Silva Dias, Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018) com ênfase em Gestão de Sistemas Complexos. Mestre em Sistemas de Informação pela UFRJ. Especialista em MBA em E-Business(COPPEAD/UFRJ) e Inteligência e Database Marketing(NCE/UFRJ). Aperfeiçoamento em Gerência Avançada de Projetos(UFRJ). Atualmente é Diretora da Área de Extensão do Instituto Tércio Pacitti/NCE/UFRJ e coordenadora acadêmica do curso de pós-graduação MBI-Master of Business Information Technology(NCE/UFRJ. 

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Publicado
2023-08-15
Cómo citar
Cardoso Santos, A., Sá Brito, L., & Fonseca da Silva Dias, A. (2023). Análise de ferramentas digitais colaborativas para pessoas com deficiência visual. Revista Scientiarum Historia, 1(1), e399. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.399
Sección
Ciência, Tecnologia e Sociedade