A ética relacional de Alfred North Whitehead na resolução de conflitos no mundo do trabalho
Resumen
O presente artigo apresenta o produto da tese em andamento com base na ética relacional do pensamento processual de Alfred North Whitehead na resolução de conflitos. Partimos de alguns conceitos-chave apresentados por Whitehead em sua obra Processo e Realidade aplicando-os a conflitos no ambiente do trabalho, em especial nas organizações que adotam políticas de inclusão e realizam ampla contratação de pessoas do segmento LGBT+, mas não desenvolvem competências no cuidado das relações humanas, demitindo colaboradores destes segmentos em profusão e provocando aumento de custos com rotatividade funcional.
Descargas
Citas
OURIQUES, E.V. Teoria psicopolítica: a emancipação dos aparelhos psicopolíticos da cultura. Rio de Janeiro. UFRJ, CIE, FLUP, ULF, 2017.
WHITEHEAD, A.N. Processo e realidade: ensaio de cosmologia (1929) trad. Maria Teresa Teixeira; rev. Ricardo Lopes Coelho, Dina Mendonça. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2010.
ZANELLI, J.C.; BORGES-ANDRADE, J.E.; BASTOS, A.V.B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.