Abordagem histórico-experimental da eletricidade e eletromagnetismo em aulas de Química no Ensino Médio
Resumen
Neste trabalho apresenta-se uma sequência didática (SD) sobre eletricidade e eletromagnetismo aplicada a alunos do primeiro ano do Instituto Federal de Tecnologia de São Gonçalo. Esta SD foi elaborada de modo a incluir aspectos históricos no desenvolvimento desta área do conhecimento, além de vídeos e experimentos. Os alunos indicaram ter aprovado a aula, ficando motivados pela dinâmica realizada e, segundo os mapas mentais que confeccionaram após a aula, é possível dizer que vários conteúdos foram aprendidos por eles.
Descargas
Citas
BACHELARD, G. Formação do Espírito Científico. São Paulo, 1996.
BUZAN, T. Mapas Mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. 1 Ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2009.
CHASSOT, A. I. Alquimiando a Química. Química Nova na Escola n. 1, p. 20 1995.
DOS SANTOS, S. R. L.; DA SILVA, F. L. A.; MELO, L; G. G.; SANTANA, D. O. História da eletricidade e suas aplicações atendendo ao ensino de física. Anais do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016.
GUERRA, A.; REIS, J. C.; BRAGA, M. Uma abordagem histórico-filosófica para o eletromagnetismo no ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 21, p. 224, ago. 2004.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n.3, p. 198, 2009.
OKI, M. DA C. M., MORADILLO, E. F. O ensino de história da química: Contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008.
TONIDANDEL, D. A.; DE ARAÚJO, A. E. A.; BOAVENTURA, W. C. História da Eletricidade e do Magnetismo: da Antiguidade à Idade Média. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 4, p. e4602, 2018.
TORT, A.C. Dois problemas práticos de Eletricidade Vitoriana e sua discussão no ensino secundário e universitário. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 2, 2304, 2009.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.