Colorindo o ensino de química: o efeito da cor no aprendizado de Química
Resumo
As ciências exatas são interpretadas por muitos como sendo distantes do saber cotidiano e difíceis de serem compreendidas. Mas, e se os conhecimentos relacionados a elas fossem passados de outro modo? Se o ensino tivesse como principal foco os aspectos que comumente despertam o interesse das pessoas? Dentro dessa perspectiva, a temática cor pode ser adotada como instrumento criativo para o aprendizado de química. O objetivo deste trabalho é mostrar como o efeito das cores na química pode ser um aliado no aprendizado desta área das ciências exatas, estimulando o interesse dos alunos e, consequentemente facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
ARROIO, A.; HONÓRIO, K. M.; WEBER, K. C.; HOMEM-DE-MELLO, P.; GAMBARDELLA, M. T. P.; DA SILVA, A. B. F. O show da química: motivando o interesse científico. Química Nova, v. 29, n. 1, p.173-178, 2006.
DE CARVALHO, L. P.; REZENDE, H. C.; DA SILVA, R. M. G.; COELHO, N. M. M. Reações Oscilantes no Ensino de Química. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 29a., 2006. Águas de Lindóia - SP. Anais... Águas de Lindóia, 2006. Disponível em http://sec.sbq.org.br/cd29ra/resumos/T1402-1.pdf. Acesso em: 30, set, 2017.
DENIS, C. Metodologia de seleção de tomates para processamento industrial por meio da visão computacional e redes neurais. 2009. 117f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos) – Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul, 2009.
KANASHIRO, M. A Cidade e os Sentidos: Sentir a Cidade. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 7, p. 155-160, 2003.
LONDERO, F. T. Estimativa de orientação com uma bússola visual baseada em cores. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS, 2016.
LORETO E. L. S.; SARTORI H. S. Simulação da visão das cores: decodificando a transdução quântica-elétrica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 2: p. 266-286, 2008. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/2175-7941.2008v25n2p266/5635
LUZZI, F. O. Óptica da fotografia: Abordagem CTS sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa. 2017. 192f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto - MG, 2017.
MARTINS, G. B. C.; SUCUPIRA, R. R.; SUAREZ, P. A. Z. A Química e as Cores. Revista Virtual de Química, v. 7, n. 4, p. 1508-1534, 2015.
NERY, A. L. P.; FERNANDEZ, C. Fluorescência e Estrutura Atômica: Experimentos Simples para Abordar o Tema. Química Nova na Escola, n. 19, p. 39-42, 2004.
NETO, J. D. M. Química da cor. In: Semana da Química do Departamento de Química da UFPR, XIV., 2007. UFPR. Anais... UFPR, 2007. Disponível em http://www.quimica.ufpr.br/quim/img/minicursos/Cores2007/Cor1.pdf. Acesso em: 30, set, 2017.
NISHIDA, S. M. Sentido da visão. Apostila do Curso de Fisiologia, Departamento de Fisiologia, Unesp-Botucatu, 2012. Disponível em: <http://www.ibb.unesp.br/Home/ Departamentos/Fisiologia/Neuro/08.sentido_visao.pdf>. Acesso em: 30, set, 2017.
PEIXOTO, E. M. A. Neônio. Química Nova na Escola, n. 9, 1999. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/elemento.pdf>. Acesso em: 30, set, 2017.
UFF. Espaço UFF de Ciências. Percepção do Ambiente. Disponível em http://www.uff.br/espacouffciencias/percepcaodoambiente.htm. Acesso em: 30, set, 2017.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.