Interdisciplinaridade e avaliação Capes: um estudo de caso de um programa indisciplinado
Resumo
O presente trabalho pretende trazer reflexões sobre os desafios da pós-graduação no campo interdisciplinar em seus processos de avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES, tendo como estudo de caso o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - HCTE/UFRJ. O trabalho seguirá os conceitos de interdisciplinaridade, os termos de avaliação na CAPES, o HCTE, seus docentes, seus discentes, suas teses e dissertações defendidas.
Downloads
Referências
CARDOSO, Maria Cristina de Oliveira; DANTAS, Regina Maria Macedo Costa. Os caminhos por onde circulam os cursos de pós-graduação interdisciplinar stricto sensu no Brasil e as estradas pavimentadas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para a interdisciplinaridade. Anais do ESOCITE 2018 XII Jornadas Latino-americanas de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Brasília, 2018.
CARDOSO, Maria Cristina de Oliveira; DANTAS, Regina Maria Macedo Costa. Os Cursos De Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu E As Estradas Pavimentadas Para A Interdisciplinaridade. Anais do16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Campina Grande, 2018.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Antropologia e imaginação da indisciplinaridade. Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (UFMG), Youtube, 24 de ago. 2010. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ry1ykrRVqYk&t=29s . Acesso em 4 out. 2017.
CETINA, Karen Knorr. Culture in global knowledge societies: knowledge cultures and epistemic cultures. Interdisciplinary Science Reviews [0308-0188] Cetina, Karin Ano:2007 v.:32 n.:4 p.:361 -375.
CHASSOT, Attico. Das Disciplinas À Indisciplina. Curitiba: Appris, 2016.
COSTA, César Augusto; LOUREIRO, Carlos Frederico. A interdisciplinarida
de em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica. Revista Katálysis, v. 20, n. 1, p. 111-121, 2017.
FAZENDA, Ivani. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro. Efetividade ou Ideologia. Edições Loyola, São Paulo. 6a Edição, 1979/2011
________________ Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico. Campinas. Papirus Editora. 15ª Edição,1994/2008
JAPIASSU, Hilton, Interdisciplinaridade e Patologia do Saber, Imago Ed. Ltda, 1976
PAIVA, Eduardo Nazareth; TURCO, Cláudia Santos. Reflexões sobre as indisciplinaridades. Livro dos Anais de Scientiarum Historia X, Rio de Janeiro, v. X, nov. 2017
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA/História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. 2017. Teses e Dissertações. Disponível em:
SANTOS, Georgina Silva dos. Devoção, Disciplina e Preconceito: a construção da santidade em conventos e recolhimentos da América portuguesa. Lusitania Sacra, [s. L.], n. 28, p.153-172, 2013. Julho-dezembro.
TOSO, Cláudia Eliane Ilgenfritz; ROSA, Sandra Coppini. Disciplinaridades e interdisciplinaridades: entre visibilidades e possibilidades. Interfaces: Educação e Sociedade, Santo Ângelo, n. 1, p.23-33, 2014.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.