Criação de verbetes no ensino de história da psicologia
o caso da WikiHP
Resumo
O ensino de história da psicologia é uma área ainda incipiente no contexto brasileiro. Este trabalho apresenta uma modalidade inovadora para o campo, ao mesmo tempo que produz extensão e difusão da cultura científica. Trata-se da criação de verbetes em contexto de graduação e sua posterior publicação em uma enciclopédia eletrônica de tipo wiki, a WikiHP. Esta é parte do programa de extensão Portal História da Psicologia, que alia a produção de verbete a outros produtos de extensão. A iniciativa tem se mostrado bem-sucedida e sua experiência pode ser replicada e adaptada para o ensino de outras ciências.
Downloads
Referências
BARNES, M. E.; GREER, S. Does the future have a history of psychology? A report on teaching, research, and faculty positions in Canadian universities. History of Psychology, [S. l.], US, v. 17, p. 159–169, 2014.
BRASIL. Resolução n. 5, de 15 de março de 2011 - Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7692&Itemid=. Acesso em: 1 fev. 2023.
BROCK, A. C. História da história da psicologia. In: RIBEIRO, A. E. M. et al. (org.). Boletim do Portal História da Psicologia. 1. ed. Rio das Ostras, RJ: Editora do Portal História da Psicologia, 2022. v. 1, p. 79–143. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.7492882. Acesso em: 29 dez. 2022.
CAMPOS, R. H. de F. Em busca de um modelo teórico para o estudo da história da psicologia no contexto sociocultural. In: CAMPOS, R. H. de F. (org.). História da psicologia: pesquisa, formação, ensino. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 94–113. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788599662830.
FLORES, F. M. H. et al. REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL. Psicologia da Educação, [S. l.], n. 51, p. 22–30, jul. 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2175-35202020000200022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 1 fev. 2023.
FONSECA, M. A.; OLIVEIRA, B. J. de. Variações sobre a “cultura científica” em quatro autores brasileiros. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 445–460, 27 mar. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000200009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 1 fev. 2023.
FRANÇA, C. C. de. Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação superior: contribuições para o desenvolvimento da autonomia discente. 2021. Tese de doutorado – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/tede/2889/2/CarlaCristieTese2021.pdf. Acesso em: 1 fev. 2023.
FURUMOTO, L. The new history of psychology. The G. Stanley Hall lecture series. The G. Stanley Hall lecture series. Washington, DC, US: American Psychological Association, 1989. p. 9–34.
GOMES, W. B. História da Psicologia para curso de graduação. In: CAMPOS, R. H. de F. (org.). História da psicologia: pesquisa, formação, ensino. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 115–124. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788599662830.
GOMES, W. B.; ALENCASTRO, L. da S. Anotações de história da psicologia em sumários e prefácios dos manuais introdutórios. Memorandum: Memória e História em Psicologia, [S. l.], v. 21, p. 105–135, 15 out. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6607. Acesso em: 1 fev. 2023.
GUEDES, M. do C. História da Psicologia: recurso para formação de pesquisadores e de psicólogos. In: CAMPOS, R. H. de F. (org.). História da Psicologia: pesquisa, formação, ensino. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 125–133. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788599662830.
LHULLIER, C. Ensino de História da Psicologia e desenhos animados: possibilidades de novas articulações. Temas em Psicologia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 275–284, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=513751433021. Acesso em: 1 fev. 2023.
LOUREIRO, I. R. B.; BAPTISTA, M. T. D. da S. A história da psicologia como disciplina de mestrado: relato de uma experiência. Memorandum: Memória e História em Psicologia, [S. l.], v. 12, p. 143–151, 12 abr. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6716. Acesso em: 1 fev. 2023.
MATOS, R. L. Modos de ensinar e conhecer Historia da Psicologia. Fractal: Revista de Psicologia, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 625–640, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/j/fractal/a/Z8yRT9gtdwrzpyBWvKkFSwN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 1 fev. 2023.
MOTA, A. M. D. G. F.; CARA, B. dos S.; MIRANDA, R. L. História da Psicologia, por quê? Estudos e Pesquisas em Psicologia, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 1049–1067, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/42222. Acesso em: 1 fev. 2023.
O’REILLY, T. O que é Web 2.0: padrões de design e modelos de negócios para a nova geração de software. [S. l.: s. n.], 2005. Disponível em: http://pressdelete.files.wordpress.com/2006/12/o-que-e-web-20.pdf. Acesso em: 1 fev. 2023.
PADILHA, I. M. C. et al. A democratização da divulgação científica através do Wikipédia. In: XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 30., 2019. XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, São Luís, de [...]. São Luís: [s. n.], 2019. v. 30, p. 10. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2019/resumos/R67-1218-1.pdf. Acesso em: 1 fev. 2023.
RIBEIRO, A. E. M. et al. Portal História da Psicologia: formando conexões inesperadas entre ensino, pesquisa e extensão. In: CONGRESSO SCIENTIARUM HISTORIA 14, 2021. Livro de Anais do Congresso Scientiarum Historia 14 [...]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021. p. 452–459. Disponível em: http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh14/anais_SH_14.pdf.
RIBEIRO, A. E. M. WikiHP: políticas, definições, orientações e estilo. Rio das Ostras, RJ: Editora, 2022. Disponível em: https://zenodo.org/record/6337937. Acesso em: 1 fev. 2023.
VOGT, C.; MORALES, A. P. Espiral, cultura e cultura científica -. 5 set. 2017. ComCiência. Disponível em: https://www.comciencia.br/espiral-cultura-e-cultura-cientifica/. Acesso em: 1 fev. 2023.
YOUNG, R. M. Scholarship and the history of the behavioural sciences. History of science, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–51, 1966. . Acesso em: 2 jan. 2023.
Copyright (c) 2023 Revista Scientiarum Historia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.