Conhecimento e metacognição: sistematização e análise do pensamento inovador no aprendizado colaborativo
Resumo
O presente artigo busca relatar o processo de implementação da abordagem metacognitiva na formação de acadêmicos de graduação em fonoaudiologia. Objetivou-se analisar o impacto desta abordagem, investigando a evolução da complexidade das soluções dos estudantes diante de problemas com número indeterminado de respostas possíveis. A pesquisa contou com 40 alunos, teve duração de dez semanas, com o total de quarenta horas de coleta de dados presenciais e 200 horas de coleta de dados à distância.Verificou-se o deslocamento da postura passiva para a atividade autoral inovadora.
Downloads
Referências
_______________. Mappings in thought and language. Cambridge: C. University Press, 1997.
LEVELT, W. J. M (1989). Speaking From Intention to Articulation. Cambridge: MIT Press
LURIA, A. R. (1981) “Fundamentos de Neuropsicologia”. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; São Paulo: EDUSP, 1981.
MARQUES, C.V.M (2015);‘Eica - Estruturas Internas Cognitivas Aprendentes: Um Modelos Neuro-Computacional Aplicado à Instância Psíquica do Sistema Pessoa em Espaços Dimensionais’ Relatório Técnico. Rio de Janeiro COPPE/UFRJ.
MARQUES, C. V. M. EICA (2017)– Estruturas Internas Cognitivas Aprendentes: Um Modelo Neuro-Computacional aplicado à instância psíquica do Sistema Pessoa em Espaços Dimensionais. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: COPPE/ UFRJ.
MORAES, A. M, SCHEFFEL, E. de J. S, BARROS, I. H. G. P, Marília Campos GALVÃO. M. C., RIVILLINI, M. M, SANTOS, V. A. C; ‘Descrição dos Templates de Regras Generativas e Modelos Mentais para Comprovar o Modelo de Engenharia da Mente Taia: Teoria de Aprendizagem do Inconsciente Automata.’ Disponível em: “https://activufrj.nce.ufrj.br/file/Informatica_Educacional_XIV/Relatorio_Tecnico_Neuro_3_2018_3.pdf”. Acesso em 22 de Novembro de 2019. (REFERÊNCIA NÃO CITADA NO CORPO DO TEXTO)
PEIRCE, C. S. (1906); Excerpts from Letters to Lady Welby, in The Essential Peirce, Selected Philosophical Writings, Volume 2 (1893–1913), Peirce Edition Project, eds., Indiana University Press, Bloomington and Indianapolis, 1998.
PIAGET,J.(1995)”Abstração Reflexionante”, Artes Médicas, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
RUEDAA, M. R, PhD, Paz-Alonso, P. M.PhDb (2013), “Função Executiva e Desenvolvimento Emocional” , Universidad de Granada, Espanha, Basque Center on Cognition, Brain and Language.
SEMINÉRIO, F. L. P.; Araújo, T. C. F.; Oliveira, R. M.; Raimundo, C.; Mourão, B. L. A.; Botelho, M. G. B. e Cerqueira, L. C. (1998). “Metaprocesso: A chave do desenvolvimento cognitivo. uma reavaliação da pedagogia contemporânea”. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, RJ.
SEMINÉRIO, F. L. P, (1984). “Infra-Estrutura da Cognição: Fatores Ou Linguagens”. Fundação Getúlio Vargas – RJ
________________, (1988). “Metaprocesso: a chave do desenvolvimento cognitivo: uma reavaliação da pedagogia contemporânea”. Rio de Janeiro: FGV; ISOP,1988.
SHIMAMURA, A.; METCALFE, J. (1992). “Metacognition: Knowing about Knowing”. Massachusett Institute of Technology, Cambrige, MA.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, (2017) “Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica”, https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/131-curriculos-de-referencia/1177-diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica, Julho. (REFERÊNCIA NÃO CITADA NO CORPO DO TEXTO)
VYGOTSKY, L. S (1993). “Pensamento e linguagem”. Martins Fontes, São Paulo, SP
WING, J. M. (2006). “Computational thinking”. Communications, ACM, Vol. 49, No. 3. 33–35
XAVIER, J. (2004). “Psicogenética Educacional”. São Paulo: Vesper Editora.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.