Jogo didático sobre energias renováveis como legado discente-docente-aprendente
Resumo
Um jogo didático sobre energias renováveis foi aplicado em uma turma do curso de mestrado profissional em química, composta por professores de química da educação básica. As regras se assemelham àquelas do dominó, propiciando aos participantes a oportunidade de conhecer, relembrar e fixar conceitos sobre fontes renováveis de energia. Esta atividade lúdica permitiu aos discentes conhecer alguns esquemas simplificados de explorações destas fontes renováveis, suas aplicações e implicações. O jogo foi um ponto de partida para discussões posteriores, na forma de roda de conversa, sobre aspectos ambientais, sociais e econômicos do uso de energias renováveis, despertando o senso crítico dos discentes e os fazendo refletir sobre o uso desta ferramenta didática em suas práxis docentes.
Downloads
Referências
CAMPOS, A. F.; SCARPATI, C. B. L.; SANTOS, L. T.; PAGEL, U. R.; SOUZA, V. H. A. Um panorama sobre a energia geotérmica no Brasil e no mundo: Aspectos ambientais e econômicos. Revista Espacios, v. 38, n. 1, p. 8-25, 2017. Disponível em: https://revistaespacios.com/a17v38n01/a17v38n01p08.pdf. Acesso em: 5 nov. 2019.
FARIAS, L. M.; SELLITTO, M. A. Uso da energia ao longo da história: evolução e perspectivas futuras. Revista Liberato, v. 12, n. 17, p. 1-16, 2011. Acesso em: 5 nov. 2019.
GEMIGNANI, E. Y. M. Y. Formação de professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Ensinar para a Compreensão. Revista Fronteira da Educação, v. 1, n. 2, 2012, p. 1-27. Disponível em: file:///C:/Users/Priscila/Downloads/14-66-1-PB.pdf. Acesso em: 5 nov. 2019.
MARTINS, F. R.; GUARNIERI, R. A.; PEREIRA, E. B. O aproveitamento da energia eólica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p. 1-13,2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000100005. Acesso em: 5 nov. 2019.
NETO, P. B. L.; SAAVEDRA, O. R.; CAMELO, N. J.; RIBEIRO, L. A. S.; FERREIRA, R. M. Exploração de energia maremotriz para geração de eletricidade: aspectos básicos e principais tendências. Revista Chilena de Ingeniería, v. 19, n. 2, p. 219-232, 2011. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/ingeniare/v19n2/art07.pdf. Acesso em: 5 nov. 2019.
PINTO, C.; CATARINO, J; CORREIA, M.; LEITE, P.; COSTA, S. Energia Solar. Faculdade de Engenharia Universidade do Porto. Projeto FEUP. 2014.
SONAI, G. G; MELO, M. A.; NUNES, J.H. B.; MEGIATTO, J. D.; NOGUEIRA, A. F. Células solares sensibilizadas por corantes naturais: um experimento introdutório sobre energia renovável para alunos de graduação. Química Nova, n. 38, p. 1357-1365, 2015. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422015001001357. Acesso em: 5 nov. 2019.
TAMIASSO-MARTINHON, P.; MARTINS-FILHO, A. M.; ROCHA, A.S.; SILVA, C. R. S. Memorial Acadêmico e o Empoderamento Docente. In: I ENCONTRO DA REDE RIO DE ENSINO DEQUÍMICA, 2017, Macaé. Anais... I Encontro da Rede Rio de Ensino de Química, 2017.
TERCIOTE, R. A energia eólica e o meio ambiente. In: ENCONTRO DE ENGENHARIA NO MEIO RURAL, 4. Campinas-SP,2002. Anais... 4º Agrener: Campinas, 2002.
YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI, R. M. O. Jogos para o ensino de física, química e biologia: elaboração e utilização espontânea ou método teoricamente fundamentado? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, 2014, p. 159-181. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/1310/1225. Acesso em: 5 nov. 2019.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.