Competência crítica em Informação para o enfrentamento de barbáries informacionais como a desinformação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo abordar a competência crítica em informação entendida como sendo um campo teórico e prático promissor para a promoção de consciência crítica e de ações potentes para inibição e o combate de barbáries informacionais, como é o caso da desinformação. A partir de revisão de literatura, a fim de ampliar e aprofundar o entendimento sobre desinformação, apresenta diversos modos de informação que enganam e vitimam indivíduos, grupos, o debate público e as democracias. Apresenta o contexto de emergência da competência crítica em informação e suas bases epistemológicas. Para fins de exemplificação de barbáries informacionais, são apresentados alguns exemplos de desinformação envolvendo informação científica.
Downloads
Referências
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. Chicago: ACRL, 1989.
Bezerra, Arthur Coelho. Da teoria matemática para uma proposta de teoria crítica da informação: a integração dos conceitos de regime de informação e competência crítica em informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.25, n. 3, p. 182-201, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/nC4jjgPCTzBXXyQCNPmbksQ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 out. 2024
Brito, Vladimir de Paula; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Poder informacional e desinformação. In: Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.8, n.2, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2677/1126 Acesso em: 10 out. 2024
Borges, Ana Lúcia Alexandre. Emancipação na era do trabalho mediado por algoritmos em plataformas digitais. In: BEZERRA, A.; SCHNEIDER, M. Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis. Rio de Janeiro: Garamond, 2022. Disponível em: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200 Acesso em: 10 out. 2024
Bucci, Eugênio. News não são fake – e fake news não são news. In: BARBOSA, Mariana (Org.). Pós-verdade e fake news: reflexões sobre a guerra de narrativa. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
Campello, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci.Inf, Brasília, v. 32, n. 3, p.28-37, set./dez.2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9nQgbdkq5nXsNBLfv5MBHNm/abstract/?lang=pt Acesso em: 03 out. 2024
EM PAUTA. Edição de 09/10/24. Disponível em: https//Globoplay.globo.com/v/13000680 Acesso em: 09 out. 2024
Fallis, Don. A Conceptual Analysis of Disinformation. Ideals. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/items/15210 Acesso em: 09 out. 2024
Fallis, Don. What Is Disinformation? Library Trends, v. 63, p. 401–426, 2015. Disponível em: https://api.semanticscholar.org/CorpusID:13178809 Acesso em: 10 out. 2024
Fallis, Don. The Varieties of Disinformation. In: FLORIDI, L., ILLARI, P. (Eds.) The Philosophy of Information Quality. Synthese Library, v. 358, p. 135–161, 2014. Springer, Cham. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-07121-3_8 Acesso em: 10 out. 2024
FIOCRUZ. Estudo aponta que não há ligação entre vacina tríplice viral e autismo, 2015. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/en/noticias/981-estudo-aponta-que-nao-ha-ligacao-entre-vacina-triplice-viral-e-autismo-materia Acesso em: 10 out. 2024
Floridi, Luciano. Is Semantic Information Meaningful Data? Philosophy and Phenomenological Research, v. 70, n. 2, pp. 351–370, 2005. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/40040796 Acesso em: 10 Out. 2024
Freire, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
Froehlich, Thomas J. A not-so-brief account of current information ethics: the ethics of ignorance, missing information, misinformation, disinformation and other forms of deception or incompetence. Textos universitaris de biblioteconomia i documentació, n. 39, dec 2017. Documento eletrônico. Disponível em: http://bid.ub.edu/en/39/froehlich.htm Acesso em 19 out. 2024
Froehlich, Thomas J. The role of pseudo-cognitive authorities and self-deception in the dissemination of fake news. Open Information Science, v.3, p. 115–136, 2019. Disponível em: The role of pseudo-cognitive authorities and self-deception in the dissemination of fake news (degruyter.com) Acesso em: 09 out. 2024
González De Gómez, Maria Nélida. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 7-31, 1999. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/41753 Acesso em: 10 out. 2024
Melo, Daniella A.; Alves, Edvaldo C.; Brasileiro, Felipe S. A competência crítica em informação e o enfrentamento às desigualdades de gênero. In: BEZERRA, A.; SCHNEIDER, M. Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis. Rio de Janeiro: Garamond, 2022. Disponível em: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200 Acesso em: 10 out. 2024
OPAS. Tabaco. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/tabaco Acesso em: 10 out. 2024
Origgi, Gloria. Trust, authority and epistemic responsibility. Theoria, v. 23, n.61, p.35-44, 2008. Disponível em: https://philsci-archive.pitt.edu/10403/1/4%2D620%2D1%2DPB.pdf Acesso em: 10 out. 2024
Pariser, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
Proctor, Robert N.; Schiebinger, Londa (ed.). Agnotology: the making and unmaking of ignorance. California, Stanford: University Press Stanford, 2008.
Rieh, Soo Young. Credibility and Cognitive Authority of Information. Encyclopedia of Library and Information Sciences, Third Edition, p. 1337-1344, 2010. Disponível em: https://deepblue.lib.umich.edu/handle/2027.42/106416 Acesso em 09 out. 2024
Santaella, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri, SP: Estação das Letras e Cor, 2019.
Schneider, Marco.CCI/7: Competência crítica em informação (em 7 níveis) como dispositivo de combate à pós-verdade. In: BEZERRA, A., SCHNEIDER, M., PIMENTA, R.; SALDANHA, G.S. iKrítika: estudos críticos em informação. Rio de Janeiro: Garamond, 2019.
Schneider, Marco. A era da desinformação: pós-verdade, fake news e outras armadilhas. Rio de Janeiro: Garamond, 2022. Disponível em: https://www.garamond.com.br/a-era-da-desinformacao-e-book/p Acesso em: 10 out.2024
Sun-Tzu. A arte da Guerra. 3. ed. São Paulo: Conrad Editora, 2010.
Tewell, Eamon. A Decade of Critical Information Literacy: A Review of the Literature. Communications in Information Literacy, v. 9, n.1, p.24-43, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2015.9.1.174 Acesso em: 10 out. 2024
von Hippel, William, Trivers, Robert. The evolution and psychology of self-deception. Behavioral and Brain Sciences, v. 34, n.1, p.1-16, 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21288379/ Acesso em: 10 out. 2024
Wazeck, Milena. Marginalization processes in science: The controversy about the theory of relativity in the 1920s. Social Studies of Science, v.43, n.2, p. 163-190, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0306312712469855 Acesso em: 10 out. 2024
Copyright (c) 2025 Revista Scientiarum Historia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Scientiarum Historia recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista Scientiarum Historia como a editora original do artigo.